O Fiat X6S segue em testes usando uma mula com carroceria de Grand Siena. Um protótipo do modelo foi flagrado pelo leitor Douglas, que ainda conseguiu uma imagem da central multimídia do hatch X6H.

Carroceria definitiva

Nossa reportagem apurou que protótipos com a carroceria definitiva começarão a rodar na Argentina nos próximos dias. Logo, eles também ganharão as ruas do Brasil. O sedã X6S será fabricado na Argentina e a unidade recebeu investimentos de US$ 650 milhões para modernização da fábrica. Assim como o X6H, o sedã é construído a partir da nova plataforma chamada de Latam. Mesmo usando a casca de Grand Siena, toda a parte mecânica, suspensões, eixo traseiro e plataforma são do novo modelo.

Assim como X6H, o X6S terá visual inspirado no Tipo europeu. Entretanto, alguns contatos indicam que o sedã poderá ter a dianteira com visual diferenciado em relação ao hatch. O novo sedã terá versões para substituir o finado Linea e também o Grand Siena.

Largura

O X6S será mais largo e mais comprido que o Grand Siena, assim, como o X6H ele terá as bitolas mais largas. Diferentemente do hatch, o sedã contará somente com os motores 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO.

Motores

O sedã terá versões equipadas com o motor 1.3 Firefly que tem potência de 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado Dualogic também de cinco posições.

O X6S terá o motor 1.8 E.torQ EVO nas versões topo de linha, o propulsor passou por diversas mudanças e fez sua estreia no Jeep Renegade 2017. O propulsor flex rende 135 cv de potência com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750rpm. Com etanol, os números sobem para 139 cv a 5.750 rpm e 19,3kgfm a 3.750 rpm. Com as mudanças, o motor 1.8 perdeu o tanque de partida a frio e ganhou o sistema Start&Stop.

O X6S será construído com os mesmo tipo de aço usados pela picape Toro e o Jeep Renegade. De acordo com um contato os carros serão mais leves e terão melhor absorção de impacto, mantendo assim, a segurança dos ocupantes.

Central multimídia

Como publicamos semanas atrás, os Fiat X6H e X6S terão central multimídia destacada como tablet. O equipamento é o mesmo usado na linha Tipo. No interior, as semelhanças com o tipo europeu são poucas. As únicas partes semelhantes são os comandos do ar-condicionado e volante multifuncional, de resto todo o conjunto terá identidade própria.

Foto | Douglas

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail contato@autossegredos.com.br. Ou ainda pelo nosso WhatsApp (31) 99547-4805.