Este é o retrato falado do novo hatch da Fiat, o modelo é
fruto do Projeto X6H chegará ao mercado em 2017

projecao_x6h_novo_hatch_da_fiat_2018_1Observe bem as imagens desta reportagem, pois, de acordo com o apurado por nossa reportagem elas estão bem próxima do novo hatch da Fiat que estará nas ruas em 2017. Conhecido, por enquanto, de Projeto X6H, o hatch como o Autos Segredos antecipou em agosto, será uma versão abrasileirada do Tipo europeu.

O X6H matará Palio e Punto e terá versões equipadas com o motor 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ. As mudanças em relação ao modelo europeu já começam a partir da plataforma dos modelos, enquanto que na Europa eles são construídos sobre a base Small US Wide, usadas no Brasil pelo Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass. No Brasil ambos os modelos serão fabricados a partir de uma nova plataforma chamada de Latam.

Porém, mesmo não usando a plataforma Small US Wide, os projetos X6H e X6S serão construídos com os mesmos aços do Jeep Renegade e Fiat Toro como antecipamos em junho.

Linhas

Na dianteira, o X6H tem mais mudanças em relação do Tipo europeu. O capô, por exemplo é mais comprido e encontra com a grade dianteira, que terá formato de colmeia no modelo nacional. Os faróis do X6H tem formato diferenciado dando identidade própria ao modelo. Na porção do para-choque, o modelo nacional terá uma entrada de ar em formato de colmeia fazendo integração dos faróis auxiliares.

projecao_x6h_novo_hatch_da_fiat_2018Na traseira, de acordo com o apurado por nossa reportagem as mudanças em relação ao Tipo europeu estão na tampa traseira. Na versão “abrasileirada” a placa de identificação foi deslocada para o para-choque. Aliás, a peça também ganhou novo desenho e refletores em formato de bumerangue. Outra mudança é a porta traseira que não invade a coluna C como no modelo europeu.

projecao_x6h_novo_hatch_da_fiat_2018_2Interior

Já no interior, as semelhanças com o tipo europeu são poucas. As únicas partes semelhantes são os comandos do ar-condicionado e volante multifuncional, de resto todo o conjunto terá identidade própria. As saídas de ar das extremidades são retangulares e as centrais são circulares ficando posicionadas abaixo do sistema multimídia que é integrado ao painel. Os botões do sistema Start&Stop, pisca alerta e função City estão instalados logo abaixo das saídas de ar centrais.

Versões

As versões de entrada do X6H serão equipadas com novo motor 1.3 FireFly que tem potência de 109 cv e torque por volta dos 14,2 kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado também de cinco marchas.

Motores

Já as opções topo de linha do hatch usarão o novo 1.8 E.torQ EVO usado pela picape Toro. O propulsor 1.8 que estreará no Jeep Renegade terá diversas mudanças, como fim do tanquinho de partida a frio, contará com sistema Start&Stop, o conjunto ainda receberá uma série de componentes mais modernos que ajudam a diminuir o consumo. Todas essas alterações fazem parte do pacote de eficiência energética.

Para o motor 1.8 E.torQ, os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade.

Projeções | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

(*) Material protegido pela Lei nº 9.610 (direito autoral), é proibida a cópia ou reprodução do material, sem autorização prévia.