Em junho a Fiat promoverá a chegada dos motores E.torQ que chega no Punto 2011 e no Idea 2011. É provável que os demais modelos cheguem na sequência. As imagens das versões Adventure e Sporting que ilustram este post são projeções do amigo João KleberAmaral do site Garagem do João.

O Idea deverá ser apresentado até o dia 10 de junho. Além das mudança estéticas, na linha 2011 o modelo terá uma inédita versão Sporting conforme adiantado com exclusividade pelo Autos Segredos em 14 de agosto de 2009 (veja aqui).

Na linha 2011 o modelo ganhará um novo conjunto frontal que deixará com a frente mais bicuda como a do Punto, os faróis terão duplo refletor e o formato lembrará os do Lancia Musa. O para-choque também muda bastante e a grade lembra um pouco a do Punto, porém com menor número de filetes, a grade inferior também será filetada. O capô terá dois leves frisos que vão de encontro aos faróis.

Nas laterais a maior mudança serão as maçanetas que são as mesmas da linha Palio e  novos frisos.  Já traseira a maior mudança será a descida da placa de identificação que desce par a o para-choque,  formato é praticamente o mesmo, sendo que agora sem a placa a tampa fica parecendo ser maior, mas, isso não passa de sensação. As lanternas ficam como são, entretanto, ganham desenho interno inspirado nas do Musa e suas luzes de posição ainda não temos a confirmação, entretanto, elas poderão ser de Led´s ou um simulação de Led´s.

Já a versão aventureira já mostrada aqui com pouco camuflagem não terá quase nenhuma mudança na traseira. Nas laterais as molduras dos para-lamas terão o mesmo formato das usadas pela família aventureira do Palio. A dianteira ganhará faróis de máscara negra e a grade será a velha conhecida já usada pela linha Palio e Doblò.

A versão Sporting do Idea terá faróis de máscara negra, lanternas traseiras fumês, grade preta com contornos cromados, spoliers nos para-choques dianteiro e traseiro, nas laterais saias que se estendem por toda a lateral e aerofólio. Para identificar a versão o adesivo Sporting virá estampado na parte de baixo da porta traseira.

Na motorização o Idea terá os novos motores E.torQ 1.6 16V e o 1.8 16V, além do 1.4 Fire que fará sua estreia no novo Uno.

Projeções João Kleber Amaral/Garagem do João (Adventure e Sporting)