flagra_novo_fiat_x6h_2017_3Depois de alguns meses de caça, conseguimos flagrar com exclusividade o novo hatch da Fiat com sua carroceria e peças definitivas. Até então, somente as mulas Frankenstein, que usam frente de Grand Siena e traseira de Palio “esticada” davam as caras nas ruas para saciar os olhares curiosos. Nossa reportagem surpreendeu um protótipo que circulava solitário em testes.

flagra_novo_fiat_x6h_2017_7O Projeto X6H fará sua estreia em 2017 e deverá matar de uma só vez o Palio e o Punto. Como o Autos Segredos antecipou com exclusividade, no dia 4 de agosto, o novo hatch da marca italiana será uma versão abrasileirada do Tipo europeu. As mudanças já começam a partir da plataforma dos modelos, enquanto que na Europa eles são construídos sobre a base Small US Wide, usadas no Brasil pelo Jeep Renegade, Fiat Toro e o futuro Jeep 551. No Brasil ambos os modelos serão fabricados a partir de uma nova plataforma chamada de Latam.

O hatch terá medidas inferiores ao similar europeu. Estima-se que o hatch fique 10 centímetros menor. Mesmo menor, apuramos que o hatch terá espaço interno melhor que o do Bravo. No flagra, apesar da camuflagem, nota-se que o hatch é mais largo que um Palio, assim como o entre-eixos também aumentou um pouco.

flagra_novo_fiat_x6h_2017_4

Porém, mesmo não usando a plataforma Small US Wide os projetos X6H e X6S serão construídos com os mesmos aços do Jeep Renegade e Fiat Toro como antecipamos em junho.

Outras alterações para o modelo se referem ao visual. Nossa reportagem apurou que o X6H terá traseira e dianteira com desenhos “abrasileirados”. Nem mesmo o interior será igual. Com tantas mudanças, não há confirmação se o nome Tipo será mantido.

O hatch X6H será fabricado no Brasil e o sedã X6S na Argentina. O hatch chegará no meio de 2017 e o sedã deverá chegar ao mercado somente em 2018.

[photomosaic]

As versões de entrada do X6H serão equipadas com novo motor 1.3 FireFly que tem potência de 109 cv e torque por volta dos 14,2 kgfm. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado também de cinco marchas. Já as opções topo de linha do hatch usarão o novo 1.8 E.torQ EVO usado pela picape Toro. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade. Futuramente, o hatch contará ainda com uma versão esportiva que será equipada com o motor GSE Turbo 1.3 16v que deverá ter potência acima dos 150cv.

Tanto o hatch quanto o sedã contarão com a tecnologia Start&Stop, direção elétrica, além dos controles de tração e estabilidade que estão disponíveis para as duas motorizações.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos