Uma unidade vermelha do Fiat 500 Abarth sai para testes diariamente da fábrica de Betim. Esta unidade vermelha desembarcou em Betim em junho conforme antecipado pelo Autos Segredos. Os emblemas tampados escondem o símbolo do escorpião característico da versão esportiva produzida pela preparadora Abarth. O Autos Segredos consultou o fabricante e a informação oficial é que o modelo está aqui a passeio e que os testes são meros estudos. O fabricante acrescenta que para comercializar o 500 Abarth no Brasil seria necessário uma nova rede de atendimento voltada somente para o modelo.

Entretanto, os testes com o modelo começaram exatamente depois do lançamento das versões esportivas do Mini Cooper e do smart fortwo, seus concorrentes diretos. É provável que a posição oficial do fabricante não passe de mero despiste para esconder a chegada do modelo, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2010.

O 500 Abarth foi apresentado no Salão de Genebra do ano passado, o pequeno Abarth é equipado com motor Fire 1.4 16V Turbo a gasolina, que é responsável pelos 135cv a 5000rpm e 18,4mkgf a 3000rpm no módulo Sport. O modelo etem ainda controle de transferência de torque, que melhora o comportamento do pequeno Fiat nas curvas e acelerações mais empolgadas.

Na parte aerodimâmica o 500 ganhou melhorias em relação à versão normal. As mudanças são o aerofólio dno fim do teto, para-choques maiores com tomadas de ar avantajadas e com spoliers para compor o visual agressivo. O modelo conta ainda com saias laterais e o símbolo do escorpião fixado um pouco abaixo do vidro lateral traseiro. Na traseira a saída dupla de escapamento demonstra o espírito nervoso do modelo. As rodas esportivas têm opções de aros 16 e 17.

Já o interior tem um quadro de instrumentos mais equipado como o marcador de pressão do turbo. LED´s indicam a hora exata de trocar as marchas. O volante é achatado na base e os pedais são revestidos de alumínio.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos