Flagra do Nissan Sunny em testes no BrasilQuarta-feira (8/6), 19h30, trânsito parado em Belo Horizonte (MG). Uma greve de professores estaduais congestiona as principais vias de acesso como a Avenida do Contorno. Por puro reflexo o jornalista Bruno Freitas olha para o lado e enxerga no meio de um emaranhado de carros dois protótipos de testes do Nissan Sunny. Sem ter como ir atrás já que estava em sentido contrário, liga para a redação e informa seu achado. Eu não estava na editoria de Veículos, já que estava fechando Internacional, nisso o celular tocou e do outro lado o jornalista Enio Greco relata a presença dos vistantes mexicanos na capital mineira.

Na hora, não pude fazer nada, apenas fui a editoria de Veículos e ficamos especulando se valia a pena ir atrás ou não, já que o trânsito estava travado. Esperei o fechamento da edição passar e liguei novamente para o Bruno afim de confirmar em qual sentido os carros seguiam, para então selecionar os hotéis da região na tentativa de localizar os protótipos do Nissan Sunny.

Flagra do Nissan Sunny em testes no BrasilComo sempre digo: as vezes temos que contar com a sorte. Ligo no primeiro hotel de minha lista de possibilidades, do outro lado da linha uma simpática funcionária atende e eu pergunto “moça preciso de sua ajuda, trabalho numa concessionária Nissan e meu chefe pediu para encontrar com os engenheiros da marca, mas, infelizmente eu esqueci os nomes”. Sem pestanejar, ela diz que sem o nome do hóspede não tem como localizar, nisso eu falo as palavras mágicas, “sei que eles estão nuns carros camuflados”.  “Ah, hoje a tarde tinha um carro branco camuflado aqui”. Era a minha deixa para seguir para o hotel.  Chego por volta das 23h e vou direto ao encarregado do estacionamento, jogo limpo de imediato. “Cara tenho que fotografar os carros camuflados que estão no estacionamento”. Ele responde: “sem chance, os carros estão tampados, não dá”. Agradeço e digo a ele que voltaria no outro dia.

Sem ter conseguido o objetivo volto para casa e vou dormir, já são 00h30, coloco o relógio para despertar às 4 horas. Quinta-feira (9/6) 5 horas em ponto, estou na porta do hotel depois de ficar em pé por mais de três horas e meia. Começo a duvidar que os protótipos ainda estejam no hotel. Decido subir ao estacionamento com a desculpa que estou esperando um amigo, o que já basta para ter a visão dos carros e ver que os engenheiros estavam se preparando para sair. Desço e aguardo por mais meia-hora e às 9 horas em ponto sou recompensado com o primeiro protótipo a sair da garagem do hotel.

As pouco mais de três horas de sono e as mais de quatro horas em pé sem ao menos piscar os olhos, não são nada se comparados a adrenalina de registrar o primeiro flagra do Nissan Sunny em testes no Brasil. Os protótipos eram avaliados por engenheiros mexicanos e pelo que percebi eles ficaram sem ação ao me ver descarregando a máquina em cima deles.

Flagra do Nissan Sunny em testes no Brasil O Sunny compartilha a mesma arquitetura do hatch March, que já é produzido no México, na fábrica de Aguascalientes, e tem previsão de lançamento para outubro. Já o sedã apesar de a Nissan não confirmar será lançado no Brasil até o segundo semestre de 2012. O modelo faz parte da ofensiva da marca japonesa para ter maior volume de participação no mercado nacional. A marca quer agora abocanhar uma fatia no segmento de modelos de entrada.

Flagra do Nissan Sunny em testes no BrasilO Nissan Sunny foi apresentado na China no fim de 2010 e o carro é construído a partir da nova palataforma “V” que a marca chama de versátil. O modelo que será comercializado no Brasil é a versão americana produzida no México, apresentada no Salão de Nova York realizado em abril. No mercado americano o sedã será comercializado com o nome Versa. Os preços do modelo devem ficar na casa de R$ 38 mil para versão de entrada e R$ 43 mil para a versão topo de linha.

No visual externo o Sunny apesar de não ter os mesmo faróis do March o sedã mantém o estilo espichado como no hatch. Ainda na dianteria o modelo tem um vinco que começa no capô e desce até o para-choque. Nas laterais há um vinco profundo que começa no para-lama dianteiro e termina no traseiro acompanhando o desenho das lanternas traseiras, que invadem a lateral em forma de bumerangue. O teto conta com uma caída acentuada e a traseira tem a tampa do porta-malas curta, sendo que o vidro traseira amplo deve ajudar na visibilidade, já que o Sunny tem a coluna C mais larga.

Flagra do Nissan Sunny em testes no BrasilA Nissan irá posicionar o Sunny no Brasil como modelo compacto.Apesar disto o sedã tem dimensões de carros maiores. São 4,45 metros de comprimento, 2,60m de distância de entre-eixos, 1,50m de altura e 1,69m de largura. O porta-malas está na média da concorrência, com 420 litros de capacidade de carga.

INTERIOR No Brasil a marca deve manter a mesma nomenclatura S e SL usadas em outros modelos para diferenciar as opções de acabamento. Das duas unidades flagradas, uma era versão topo de linha e outra, básica. A provável SL era o protótipo vermelho que tinha espelhos retrovisores pintados na cor da carroceria e rodas de liga leve. O interior dessa unidade é mais requintado com os forros de portas com detalhes de acabamento em tecido. Já a unidade branca que deverá ser a S contava roda de ferro e calotas, além de maçanetas, retrosvisores na cor preta e as forrações das portas eram 100% revestidas em plástico. Pelo flagra o painel será o mesmo do March e mesmo sendo construído de plástico duro aparentavem ser de boa qualidade. O rádio CD/Player MP3 é o mesmo de outros Nissan.

MECÂNICA O sedã conta com suspensão MacPherson na dianteira e barra de torção traseira. Na motorização o Sunny deverá ter somente a opção 1.6 16V Flex com comando de válvulas variável. Estima-se que o motor tenha potência de 110cv. As unidades estavam calçadas com rodas de aro 15 e pneus de medida 185/65. Agradeço ao Bruno por seu olhar atento, pois, senão fosse isso os Sunnys passariam despercebidos na capital mineira.

Flagra do Nissan Sunny em testes no Brasil

Galeria

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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