Leitor flagra unidades do novo hatch italiano com
menos disfarce que deixa suas linhas aparentes

Na semana passada, nossa reportagem ficou de plantão para registrar imagens do Fiat X6H com pouca camuflagem. Infelizmente, a única imagem que conseguimos foi apagada por um descuido. Agora, o leitor Wesley Valadares nos manda belas fotos do X6H. Nelas pode-se observar que nossas projeções estão no caminho certo e indicam também que o modelo será um Tipo abrasileirado como já tínhamos antecipado. O X6H matará Palio e Punto.

Como o Autos Segredos antecipou em agosto, o Fiat X6H será uma versão abrasileirada do Tipo europeu. O nome ainda não está definido, mas, há uma concorrente dentro da Fiat que quer um nome inédito. De acordo com o apurado por nossa reportagem, o novo modelo começará a ser produzido em março. O lançamento deverá ocorrer entre abril e maio.

Versão 1.0, mais simples, terá roda de aço e calota

As mudanças em relação ao modelo europeu já começam a partir da plataforma dos modelos, enquanto que na Europa eles são construídos sobre a base Small US Wide, usadas no Brasil pelo Jeep Renegade, Fiat Toro e Jeep Compass. No Brasil ambos os modelos serão fabricados a partir de uma nova plataforma chamada de Latam.

AÇO

Porém, mesmo não usando a plataforma Small US Wide, os projetos X6H e X6S serão construídos com os mesmos aços do Jeep Renegade e Fiat Toro como antecipamos em junho.

LINHAS

A camuflagem em adesivo esconde alguns detalhes, mas, deixa outros bem evidentes. Na lateral, a porta traseira ganhou novo desenho ficando com formato diferente do Tipo Europeu. No X6H, as portas avançam mais em direção a coluna “C”. Tirando a mudança do formato da porta traseira, os vincos inferiores da lateral do Tipo estão presentes no X6H.

Na dianteira, como nossas projeções mostraram, o capô encontra com a grade dianteira. No Tipo o capô é mais curto e a grade dianteira é contornada pelo para-choque. Os faróis do X6H têm formato diferenciado dando identidade própria ao modelo. Na porção do para-choque, o modelo nacional terá uma entrada de ar em formato de colmeia fazendo integração dos faróis auxiliares.

Na traseira, as mudanças em relação ao Tipo europeu estão na tampa do porta-malas. Na versão “abrasileirada” a placa de identificação foi deslocada para o para-choque. Aliás, a peça também ganhou novo desenho e refletores em formato de bumerangue. As lanternas também têm formato diferente, no X6H, elas são mais finas na parte que se estende para a tampa do porta-malas. Na parte inferior da lanterna há um vinco na tampa fazendo jogo com as luzes de posição.

Versão Sporting terá escapamento estilizado e para-choque com desenho parecidos com o do Uno Sporting

VERSÕES

Como antecipamos no dia 15 de novembro, o hatch será vendido nas versões 1.0 Attractive, 1.3 Attractive, 1.8 Essence e 1.8 Sporting.

O motor 1.0 FireFly rende potência de 72 cv e torque de 10,4 kgfm (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgfm (etanol), nessa opção o câmbio será o manual de cinco velocidades.  Já o 1.3 Firefly tem potência de 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). No caso do propulsor 1.3 os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado Dualogic também de cinco posições.

O hatch ainda terá o motor 1.8 E.torQ EVO, o propulsor passou por diversas mudanças e fez sua estreia no Jeep Renegade 2017.  O propulsor flex rende 135 cv de potência com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750rpm. Com etanol, os números sobem para 139 cv a 5.750 rpm e 19,3kgfm a 3.750 rpm. Com as mudanças, o motor 1.8 perdeu o tanque de partida a frio e ganhou o sistema Start&Stop

Fotos | Wesley Valadares

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail contato@autossegredos.com.br. Ou ainda pelo nosso WhatsApp (31) 99547-480