O novo Ka chegará nas carrocerias hatch e sedã. Para não brigar como New Fiesta o novo hatch terá dimensões reduzidas. Seu porte e entre-eixos estarão na média dos concorrentes já existentes no mercado como Fiat Uno e Palio, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. Assim como no Chevrolet, o Ford seguirá a risca o raciocínio de redução de custos e até as portas traseiras tanto o hatch quanto o sedã serão idênticos.
A nova família de compactos da Ford contará com duas opções de motores. O motor 1.0 será um inédito propulsor de três cilindros e doze válvulas, que segundo nossos amigos deverá ter potência máxima na casa dos 80cv. A outra opção será o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado. Deve ficar restrito ao Fiesta.
ÍNDIA O novo compacto também será comercializado no mercado indiano e por lá será equipado com os motores 1.2 e 1.5 e terá a opção do PowerShift de seis velocidades, além do manual de cinco velocidades.
O atual Ka que tem preço sugerido pela marca por R$ 24.200 será descontinuado ao fim de 2013. Já o Fiesta Rocam com preço inicial a partir de R$ 26.990 resistirá um pouco mais e ainda será comercializado por um período de 2014. Alguns devem estar se perguntando o porquê de falar dos preços da atual linha de frente da Ford. Vamos a resposta, esse cenário indica que o novo Ka, que chegará somente com quatro portas, deverá ser comercializado com preço inicial na casa dos R$ 27 mil.
Projeções | Renato Aspromonte/Especial para o Autos Segredos