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Demorou para a Ford atualizar seus carros mais baratos,  mas ao menos fará isso do jeito certo. Projeto global, o novo Ford Ka chega ao mercado em abril do ano que vem com a função de substituir de uma só vez o velho Ka, que deixa de ser produzido nos próximos dias, e o Fiesta Rocam, que por sua vez só sairá de linha em março do ano que vem. O sedã chega três meses depois, em julho – já como modelo 2015 – , mas você confere agora como ele será.

Não se trata de algo derivado do Escort Concept, apresentado em abril no Salão de Xangai. O inédito Ka Sedan é mais curto e estreito que o modelo chinês. Não há como fazer milagres se até o final das portas traseiras ele será idêntico ao hatch. Se as linhas traseiras do hatch não remetem a outro Ford, o mesmo acontece com o sedã, que tenta reproduzir os mesmos vincos que interligam as lanternas. A vantagem ficará por conta do porta-malas avantajado, que segundo nossas fontes terá cerca de 500 L de capacidade.

Como a plataforma é a mesma do New Fiesta, não há como esperar espaço interno tão amplo quanto o de alguns concorrentes, mas tanto o Ka como o Ka Sedan podem se beneficiar de uma nova distribuição interna dos assentos.

O conjunto mecânico será compartilhado entre as duas carrocerias. Quem moverá as versões de entrada será o inédito 1.0L de três cilindros e doze válvulas, com potência máxima na casa dos 80cv. Opção mais potente será o 1.5 16v, que estreou no New Fiesta e rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. Os dois serão oferecidos apenas com câmbio manual. O Powershift continuará como exclusividade do New Fiesta 1.6.

Beneficiados pelo baixo peso do conjunto, tanto o Ka hatch como o sedã prometem se destacar no segmento pelo baixo consumo, garantem nossos amigos.

Projeções | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos