O maior segredo da Fiat no momento começa a ser desvendado. Depois do flagra do novo Uno (leia-se projeto 327), recebi um contato, que fez algumas observações sobre a matéria. Ele passou importantes informações e deu detalhes de como será a cara do novo Uno. Com base nelas, o Autos Segredos publica uma projeção bem fiel do 327, a imagem foi produzida pelo leitor/colaborador Giovane Vedoy da Silva, do blog Revista-Motores
. Nas suas considerações, ele afirmou que acertei ao afirmar que o projeto 327 terá grande semelhança com a nova geração do Panda europeu, porém, com algumas alterações.

A frente do novo modelo terá faróis parecidos com o do Idea atual, porém, um pouco maiores e que invadem um pouquinho o capô. Na traseira, diferentemente, do que foi informado pelo blog, as lanternas ficarão alojadas no alto, como as do Punto, tanto que na fábrica o projeto 327 é chamado de “Puntinho” pela semelhança da traseira entre os dois modelos. A tampa traseira será bem reta com um leve abaulado para fora e a placa de identificação ficará no para-choque. As laterais serão idênticas as do Panda sendo que as portas são iguais, a única diferença será a ausência do vidro espia na coluna C.

O painel também será totalmente novo, o primeiro protótipo flagrado usava o do Palio, porém, não passava de um mero despiste. O 327 terá um painel totalmente novo com um belo quadro de instrumentos. O painel será bem parecido com o do Panda europeu e que existe uma pressão muito forte na fábrica para que a alavanca do câmbio fique no alto como a do Panda. O certo é que o modelo terá um painel diferente do que existe na linha Fiat brasileira atualmente.

Outra revelação importante foi em relação a plataforma do 327 (novo Uno) que será a mesma do 326 (novo Palio), não só por motivos de custos, mas pelo cuidado com que os projetos são cuidados, suas linhas serão muito automatizadas e robotizadas ficando muito moderna. Sendo que as carrocerias do 326 e 327 terão um tratamento hiper especial. A empresa responsável pela automatização das linhas trabalha a todo vapor para que o carro saia este ano ainda, sendo que há uma empreitada enorme na montagem de uma linha exclusiva para o 326 e 327. “Não se assuste se este carro (327) for lançado em dezembro”, disse o contato.

Diferentemente do que imaginava os projetos 326 e 327 não seguem em paralelo, de acordo com as informações recebidas o 327 segue a 200km/h e o Palio a 10km/h, eles só ficarão paralelos no dia que o 327 estiver no fim, daí a Fiat dará segmento do 326. Os dois modelos serão carros totalmente novos que não aproveitarão nada do que existe na linha Fiat atualmente.


Projeção Geovane Vedoy da Silva blog Revista-Motores
Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
AVISO: A PARTIR DESTA DATA QUALQUER REPRODUÇÃO DE CONTÉUDO DO BLOG AUTOS SEGREDOS EM OUTROS SITES OU BLOGS TERÁ QUE TER A MINHA AUTORIZAÇÃO PARA TAL. QUEM NÃO OBSERVAR ESSA REGRA, PODERÁ RESPONDER JUDICIALMENTE PELO ATO.