O novo Fiat Doblò 2010 chegará oficialmente ao mercado em dezembro. Entretanto, depois de quase um mês na espreita para flagrar o modelo, o Autos Segredos fotografa com exclusividade as novas versões ELX e Adventure com pequenos disfarçes e a Cargo sem camuflagem. As alterações deixam o multiuso com a mesma identidade visual do modelo europeu. A má notícia é que a sintonia vai durar pouco, já que o de lá ganhará nova geração ainda este ano.
ELX/HLX /CARGO A principal mudança na dianteira dessas versões foi a adoção de novos para-choques, grade e faróis de refletor duplo. O modelo perdeu o farol dividido em duas partes, ganhando um formato mais ovalado. A grade também mudou, ficando parecida com a do Punto. Na traseira, a única mudança foi na disposição das luzes da lanterna, que manteve o mesmo formato. Já o interior ganhou novas forrações, também parecidas com as do Punto. Os comandos dos vidros elétricos sairão do painel e vão para os puxadores de portas. O desenho dos bancos não muda, mas os revestimentos são novos.


ADVENTURE A versão aventureira terá o mesmo conjunto óptico dos irmãos, porém, os faróis terão máscara negra. A grade cromada será idêntica à usada na Strada e Palio Weekend Adventure, sendo que o para-choque terá os faróis auxiliares alinhados na parte inferior. Na traseira, as lanternas também serão iguais às das outras versões. A maior modificação na traseira fica por conta do estepe, que recebeu uma capa protetora parecida com a já usada no Idea Adventure. O interior da versão aventureira segue as mudanças adotadas nas outras versões. A principal alteração ocorreu no quadro de instrumentos, que ganhou novos grafismos. O modelo também será equipado com clinômetro, entretanto, o equipamento não ficará instalado no painel, como nas versões aventureiras de Palio Weekend e Idea. O acessório ficará alojado acima do retrovisor central, junto ao porta-trecos, instalado no alto da cabine.
MOTORIZAÇÃO A principal novidade na motorização será a adoção do motor 1.4 Fire Flex de 85cv/86cv, que equipará as versões Cargo e ELX. Já o propulsor 1.8 da Powertrain será usado nas versões ELX, HLX e Adventure. Apesar de a linha do Doblò estar capacitada para receber os novos motores Tritec, o fabricante preferiu estrear a novidade em outro modelo.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
PS.: Caros visitantes, a jornalista Paula Carolina que sempre contribui com o Autos Segredos sobre as novidades do mercado automotivo, tornou-se blogueira. Ela está com o blog Em Trânsito no qual ela irá tirar dúvidas dos leitores sobre multas e outros assuntos que envolvem o trânsito.