A General Motors prepara um investimento de mais de US$ 1 bilhão na unidade de Gravataí (RS). O dinheiro virá de empréstimos bancários e da decisão de não mais enviar dividendos para a matriz americana. Com esse investimento a fábrica terá sua capacidade de produção ampliada em aproximadamente 50%.

Nos corredores da linha de montagem, em Gravataí, a conversa gira em torno do novo modelo a ser produzido. Uma fonte disse que será um crossover, e que os funcionários da produção afirmam ser o conceito Prisma Y apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006, se levarmos em consideração que o Prisma Y usa arquitetura de Celta e Prisma, já produzidos em Gravataí, a tendência seria mesmo para uma versão comercial do Prisma Y.

Porém, o conceito GPiX apresentado na mostra paulista de 2008, também está cotado. O crossover é derivado da nova família Viva que fará sua estreia ainda esse ano. Dessa família sairão um hatch, um sedã, uma picape e um utilitário-esportivo. Os modelos serão produzidos nas plantas de São Caetano do Sul (SP) e em Rosário, na Argentina. O certo é que GM quer atacar num segmento em que ainda não atua, ou seja, será um modelo na linha do Ford EcoSport. Em breve essa dúvida pode chegar ao fim, nosso informante promete novidades para breve.

Fotos General Motors/Divulgação