renaultloganautomatizadoabNosso atento leitor Alan Junio observou uma importante informação no manual do Logan 2014. No livreto já consta que a Renault irá mesmo adotar o câmbio automatizado em seus modelos equipados com o motor 1.6 8v. O novo câmbio fará sua estreia no Logan já no primeiro semestre de 2014. O sistema poderá contar com a função D (modo automático) e M (modo manual).

renaultloganautomatizadoa

A alavanca de transmissão terá a aparência de uma normal e nela será possível selecionar o modo automático de condução, a marcha ré, o ponto morto e trocar as marchas em modo manual. As trocas para o modo automático ou manual podem ser feitas com o carro parado ou em movimento.

Na alavanca as posições são o R (marcha ré) que é acionada ao levar a alavanca para a direita em direção ao console central. A posição seguinte é o N (ponto morto) na posição central. Já o D (modo automático) basta posicionar para trás e a direita. No M (modo manual) é necessário que o câmbio fique posicionado a esquerda e as trocas seguem o + e – sendo que para reduzir é necessário que o condutor dê um impulso para trás e para uma marcha superior ele deverá dar um impulso para frente.

No painel de instrumentos há as indicações de qual modo está sendo usado e no modo manual aparece qual marcha está engatada. No modo automático existe a indicação de que o freio deverá ser acionado em situações de manobra ou em subidas. No caso de subidas além do indicado no painel há também o aviso sonoro caso o veículo fiquei por muito nas posições R ou D.

Agradecemos ao Alan pela dica.

renaultloganautomatizadoFotos | Renault/Reprodução