Desde novembro do ano passado, venho trabalhando nos bastidores no intuito de conseguir informações para produzir uma projeção do Chevrolet Onix. Nesse tempo recebemos, alguns flagras e também dicas importantes que resultaram no belo trabalho executado pelos amigos João Kleber Amaral e Renato Aspromonte. De acordo com o apurado com nossos “amigos”, a projeção está bem próxima do modelo final, que chegará as lojas em outubro.

O Projeto Onix, que chegará com opções de carroceria hatch e sedã, foi desenvolvido a partir da plataforma Gamma II, já usada pelo Cobalt e a futura Spin, além do importado Sonic (hatch e sedã). Essa plataforma é a mesma do Opel Corsa D, por isso várias unidades do hatch europeu foram usadas como mulas no desenvolvimento dos modelos nacionais. O futuro SUV Enjoy (Trax) também compartilhará a arquitetura.

A linha Onix será fabricada na planta da Chevrolet em Gravataí (RS), onde hoje são produzidos Celta e Prisma. A fábrica que hoje é uma das mais modernas do Brasil passa por reformulações desde o começo do ano para a produção das versões hatch e sedã do Onix. Além deles, a unidade poderá fabricar um terceiro modelo, pois,a linha está adaptada para veículos maiores que o Onix.

Com o Prisma saindo de linha em setembro, a unidade passará a produzir somente Celta, Onix hatch e Onix Sedã, sendo que o último deverá ser lançado somente em janeiro. A partir de julho começam a ser produzidos as unidades pré-séries do Onix hatch, que serão usadas para treinamento de rede, frota interna e frota de imprensa.

Apesar de usar a plataforma Gamma II, não esperem que o Onix tenha entre-eixos avantajado. Segundo nossos “amigos”, ele tem um bom espaço interno, mas não muito maior que do Celta. Em compensação, ele será um hatch de teto alto, garantindo um bom espaço para a cabeça dos ocupantes. Os bancos são mais próximos do assoalho como os do Celta, Classic e Corsa. O porta-malas não será muito maior que o dos concorrentes segundo as informações que apuramos.

Pelas projeções, pode-se observar que o Onix contará com um desenho bem esportivo e, assim como o Sonic, seguirá linhas bem diferentes que os últimos lançamentos da marca, apesar da manutenção da grade bipartida. A frente terá faróis espichados como o do Honda City e o capô é bem pequeno, assim como os para-lamas. Aliás, nossos “amigos” dizem que a frente do Onix é bem curta. A grade será filetada e não em colmeia como a dos irmãos. O farol na versão LTZ contará com um filete de luz azul que contorna o farol como na projeção, essa luz se acenderá junto com o farolete.

Na traseira, o vidro curvo e os vincos da carroceria se encontram na tampa simulando um X, a tampa ainda terá aerofolio integrado. As lanternas invadem a lateral, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca. As laterais são marcadas pelos vincos e as portas acompanham a caída do teto. As maçanetas são as mesmas do Cobalt.

No interior, o painel de instrumentos seguirá a linha dos irmãos Cobalt, Spin e Sonic e as versões mais caras (LTZ) terão tela de multimídia sensível ao toque.

Na motorização, ambos usarão os motores 1.0 e 1.4 EconoFlex. Mas, numa das apresentações do modelo um protótipo ostentava na cobertura do motor a sigla S4, se trata de um novo motor 1.4 que pode gerar 130cv, mas, não está confirmada se a versão de produção terá essa cavalaria. O certo é que o Onix terá um novo motor 1.4 que provavelmente substitui o 1.4 Econo.Flex.

VERSÕES O Onix seguirá as nomenclaturas LS, LT e LTZ para definir os padrões de acabamento. As rodas das versões de entrada serão em aro 14 e a da LTZ em aro 15 em liga-leve.

O nome ainda não está 100%, entretanto a marca fez dois registros de endereços eletrônicos com o nome Onix. O domínio www.novochevroletonix.com.br foi registrado pela AG2, agência responsável pelo marketing digital da Chevrolet. E outro registro, www.chevroletonix.com, foi registrado pela própria Chevrolet.

SEGURANÇA Airbag duplo e ABS devem ser de série para as versões LT e LTZ. Já para a LS devem ser oferecidos somente como opcionais.

SEDÃ Os dois compartilham quase tudo, até as portas traseiras são as mesmas. Só que o sedã tem a caída de teto que lembra o Hyundai Elantra. O sedan apesar de ter sua fabricação programada para começar praticamente junto com a do hatch deverá ser lançado somente em janeiro de 2013.

PREÇOS Em termos de preços os modelos da linha Onix serão comercializados com valores próximos ao do Corsa hatch e finado Corsa Sedan. A ideia da GM é que o modelo concorra com Fiat Palio, Volkswagen Gol e os futuros Hyundai HB e Toyota Etios.

Projeções | João Kleber Amaral/Garagem do João e Renato Aspromonte/Murruga Aspromonte Design

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