Segredos
| em 5 anos ago

Com plataforma de Yaris, SUV compacto da Toyota chegará ao Brasil em 2021

Compartilhar
Toyota já começa a desenvolver seu sonhado SUV compacto para o Brasil. Marca já cota junto a fornecedores peças para seu desenvolvimento. Modelo terá motor 1.8 híbrido

A Toyota trabalha na surdina para que seu sonhado SUV compacto estreie no Brasil em 2021. O modelo será construído a partir da plataforma Entry Family Car (EFC) já usada pelas linhas Etios e Yaris. O SUV será fabricado em Sorocaba (SP) junto com os irmãos. O modelo será derivado do Projeto 740B.

Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Daihatsu DN Trec

Quem já viu o modelo nos adianta que ele tem porte e linhas que lembram o Jeep Renegade. O SUV compacto da Toyota é desenvolvido em conjunto com a Daihatsu e de acordo com nossas apurações ele será derivado do conceito DN Trec apresentado no Salão de Tóquio de 2017.

Em matéria publicada em 26 de outubro de 2017, a revista Quatro Rodas já aventava a possibilidade do DN Trac ser vendido no Brasil. Porém, o SUV será comercializado com a logomarca da Toyota. Aliás, o SUV será um modelo específico para a América Latina.

Plataforma EFC

O SUV compacto da marca japonesa será construído a partir da plataforma Entry Family Car (EFC). A arquitetura é usada pelos irmãos Etios e Yaris. Aliás, de acordo com nossas apurações ninguém sairá de linha para a chegada do novo modelo.

Segundo uma fonte, a arquitetura Toyota New Global Architecture (TNGA) será exclusiva do Corolla no Brasil. Desse modo, o sedã continuará com a fábrica de Indaiatuba dedicada exclusivamente a sua produção.

Híbrido

Em comum com o novo Corolla, o novo SUV Compacto da Toyota contará com o motor 1.8 Híbrido Flex em duas versões topo de linha.

Ainda não está confirmado qual será o outro motor do SUV além do híbrido. Mas, é certo que o 1.3 está descartado. Assim, sobram as opções 1.5 e o 1.8 Flex usado na versões GLI na atual geração do Corolla.

Aços

Assim como a linha Yaris e Etios, o novo SUV compacto contará aços especiais e reforços em sua estrutura para obter bons resultados nos testes de impacto.

Siga nossas redes sociais

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.