Olá galera,

O flagra de hoje mata um pouco a curiosidade em torno do novo Fiat Uno. Sei que ainda não é o flagra ideal, mas, foi o possível. Ainda tentarei fotos do modelo totalmente limpo.

Pelas fotos pode-se observar que a projeção do Autos Segredos chegou bem próxima do modelo final que será lançado em abril, e cujas as vendas devem começar em maio. O slogan da campanha do modelo será “Novo Uno. Tudo novo”.

Quando o Fiat Uno foi criado em 1984, por Giorgetto Giugiaro, o modelo foi considerado revolucionário para época, com excelente aproveitamento de espaço interno e design ousado. Porém, o tempo é implacável  e com ele o modelo ficou desatualizado. Passados 26 anos de sua criação, o fabricante lançará em abril um Novo Uno totalmente reformulado. O modelo é a grande aposta do fabricante para 2010 sendo considerado o mais importante lançamento dos últimos anos e sua chegada promete fortes emoções no segmento de carros de entrada.

O modelo nacional foi desenvolvido a partir do Fiat Panda europeu que cedeu a arquitetura e o formato da carroceria. A partir daí o centro de estilo da Fiat comando por Peter Fasbender alterou todo o resto, começando pelas laterais que receberam um detalhe estético na parte inferior das portas que se estendem por toda a lateral, sendo que em relação ao Panda o Uno perdeu a terceira janela que era alojada na coluna C.

Na frente as mudanças são mais ousadas, o que se vê é um Fiat com uma frente bem diferente dos modelos que são comercializados pelo fabricante no Brasil. Não há a grade convencional já que ela é toda fechada com o símbolo da marca no meio, sendo que do seu lado esquerdo existem apenas três quadradinhos, que estão ali mais por questões estéticas. Logo abaixo há  duas grandes aberturas, sendo que a primeira não há nenhuma grade, tendo apenas algumas divisões na vertical. Já a segunda abertura é coberta com uma tela no estilo colmeia e ao seu lado estão localizados os faróis de neblina.

Na traseira o modelo terá algumas semelhanças com o Panda como a tampa do porta-malas ficando bem vertical, já as laternas do modelo ficam alojadas no alto e não tem a extensão que existe no Panda. sendo que a luz de seta vem primeiro, seguida da luz de freio e farolete e a última a luz de ré.

INTERIOR As saídas de ar são redondas e estão posicionadas no alto do painel. O volante é novo e parece ser inspirado no Fiat 500. Já os comandos de seta e limpador de para-brisa vieram do Palio, sendo que este cedeu também a coluna de direção. O rádio também foram os irmãos menos abastados que emprestaram, pois ele já é usado por Uno, Palio e Siena Fire. O quadro de instrumentos será circular e os marcadores verticais são parecidos com o Chevrolet Agile, sendo que no centro do painel há um visor circular onde serão visualizadas as informações do computador de bordo. O acesso ao menu do computador de bordo será parecido com os do Punto e do Linea ficando localizado pouco abaixo da saída de ar do lado do motorista. Já o console central tem uma leve inclinação e os comandos do ar-condicionado são circulares

VERSÕES O Uno será comercializado com as motorizações 1.0 e 1.4 Fire que foram recalibradas para emitir menos poluentes e diminuir consumo de combustível, entretanto, a potência de ambos se manteve inalterada. Com opções de carroceria de duas e quatro portas, o hatch terá as versões civil e a aventureira. A primeira terá nomenclaturas específicas para definir padrão de acabamento, sendo, que em algumas versões mais tops as forrações de portas terão tecido entre os puxadores. Já a versão aventureira batizada de Way terá o nome o nome gravado nos bancos, além de grafismos diferenciados no painel e quadro de instrumentos. Para caracterizar a versão estão presentes a tradicional suspensão elevada e as molduras nos para-lamas.

ATUAL Com a chegada do novo Uno o modelo atual continuará a ser comercializado somente como Mille Economy e está garantido pelo menos até 2014 quando estarão em vigor as leis de obrigatoriedade de Airbag e ABS em todos os modelos nacionais. Mas, vale ressaltar que se as custos compensarem e o mercado pedir o modelo poderá continuar a ser vendido por mais um período. O maior impecilho seria a instalação das bolsas de ar, sendo que para isso, basta adaptar o painel usado atualmente pelo Palio Economy.

NOVOS MOTORES É provável que os motores de origem Tritec (leia-se FPT) sejam lançados junto como o novo Uno, sendo que  o hatch não terá os motoreFPT/Tritec, já que ele usará os 1.0 e 1.4 Fire. As revendas paulistas já estão com treinamento agendado para o dia 30, quando tomarão conhecimento das especificações técnicas dos motores 1.6 16V e 1.8 16V, que equiparão alguns modelos da linha Fiat e conhecer o novo Uno.

Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

(*) Texto alterado às 12h54.