Entretanto, depois da maratona de idas a fábrica e nas estradas atrás de flagras do modelo, tive que passar por uma cirurgia, exatamente na época do lançamento. Por isso não consegui andar no modelo, agora um ano e meio depois de sua chegada, passei dez dias e rodei 1000 quilômetros com o Linea T-Jet.
Por coincidência, tive a oportunidade de andar no modelo que passa por seu melhor momento no mercado e pelo fato de o motor T-Jet 1.4 16V que acaba de receber o prêmio de melhor “Motor do Ano até 2.0 litros” da revista Auto Esporte. Ao andar no modelo no dia-a-dia fica fácil sentir o porque da vitória. O motor que utiliza o conceito “downsizing” em moda na europa, na prática o conceito aposta na redução do deslocamento como forma de limitar o consumo de combustível, que se mostrou eficaz durante o período que andei com o modelo. No percurso misto estrada e trânsito urbano o computador de bordo marcava 8,5km/l, vale ressaltar que na maior parte com ar-condicionado ligado. Já rodando somente em estrada a média subiu para 10,3km/l, pode parecer pouco, mas, o trânsito para a cidade de Ipatinga (MG) é carregado de caminhões e com poucos pontos de ultrapassagem, isso somado que o Linea viajava com sua carga máxima de cinco ocupantes e com com o ar-condicionado ligado o tempo inteiro.
Mesmo rodando quase todo o tempo de baixo de chuva, o Linea T-Jet se saiu muito bem no asfalto molhado mostrando boa estabilidade e passando confiança em trechos mais sinuosos, tudo graças a suspensão 15% mais rigída que a do Linea 1.9 16V e as rodas aro 17 calçadas com pneus 205/50. Mesmo com a calibragem mais firme o sedã é confortável e até mesmo em pisos irregulares a transferência para o habitáculo não incomoda tanto. O modelo superou bem e sem avarias nas rodas e pneus até mesmo nos trechos nos quais não dava tempo de se desviar dos buracos, devido a água da chuva empossada. O Linea T-Jet chama o condutor a acelerar sem perder a suavidade necessária para rodar no dia-a-dia.
O modelo é uma grata surpresa para quem imagina que ele é somente um sedã derivado do Punto com 4,56 metros de comprimento e 1,73 metros de largura e 2,60 metros de entre-eixos, mesmo sendo pouco mais estreito que seus concorrentes o modelo acomoda bem três passageiros no banco traseiro.