InícioMarcasCitroën10 coisas que já sabemos sobre o novo Citroën C3

10 coisas que já sabemos sobre o novo Citroën C3

- publicidade -
- publicidade -

Terceira geração do hatch será lançada no primeiro trimestre de 2022 bem diferente do que você estava acostumado

Por Fernando Miragaya

Desde outubro de 2019 que o Autos Segredos canta a bola sobre o novo Citroën C3 no Brasil. A terceira geração do compacto foi confirmada no primeiro semestre deste ano e até já foi apresentada pela marca francesa, mas sem detalhes, apenas virtualmente e com previsão de chegada para março de 2022. Por esta razão, decidimos reunir 10 fatos importantes sobre o novo Citroën C3 que nós já sabemos.

1 – Projeto indiano

A Stellantis e a Citroën vão bater na tecla de que trata-se de um projeto global e desenvolvido para o nosso mercado. Não é bem assim. O novo C3 nasceu como um projeto indiano para, inclusive, inaugurar as operações da marca francesa no país asiático.

Logicamente, o carro foi adaptado para o Brasil dentro do Projeto Smart Car, inicialmente pela engenharia da PSA Peugeot Citroën, e agora pelo conglomerado automotivo fruto da fusão com a FCA – Fiat Chrysler Automóveis. Dizem, inclusive, que a nova turma técnica está tendo trabalho para melhorar o carro…

2 – Passaporte

O novo C3 será produzido em Porto Real, no sul do Estado do Rio, fábrica originalmente da PSA inaugurada no início do século para fazer o Peugeot 206 e a então primeira geração do hatch da Citroën. Atualmente, o único carro feito pela marca por lá – e único à venda pela empresa desde o ano passado – é o SUV C4 Cactus. O outro modelo produzido na unidade fluminense é o Peugeot 2008.

3 – Plataforma modular, mas…

Caberá ao novo Citroën C3 inaugurar uma versão da moderna Common Modular Platform (CMP), que serve ao novíssimo Peugeot 208 produzido na Argentina. Na verdade, é uma variante simplificada da arquitetura modular, justamente de menor custo e voltada para mercados emergentes.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a Stellantis Latam, esta plataforma é bastante flexível e pode ser usada como base para a produção de veículos dos segmentos de compactos e médios, seja para hatches, sedãs ou SUVs, e também para motores puramente a combustão ou conjuntos eletrificados. Desta base nascerão outros produtos da Citroën (como você virá a seguir) e da Peugeot.

4 – Hatch altinho, com atraso…

Esse primeiro C3 fruto do Projeto Smart Car será um hatch alto, e não (ainda) o SUV como muitos acreditavam. Pois é, enquanto o público mira em crossover, a marca francesa vai apostar justamente em um conceito de carroceria que até já caiu em desuso.

Lembre-se que esse tipo de carroceria dois volumes com maior altura começou por aqui com o Volkswagen Fox, em 2002, e foi seguida por modelos como Renault Sandero e Chevrolet Agile – hoje, só um sobrevive…

Tudo bem que a marca francesa vai manter o C4 Cactus em linha, mas o SUV (ou hatch parrudão) começa lá na casa dos R$ 100 mil… E a confirmar os preços do novo C3, que hoje ficariam entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, a gama Citroën ficará com um buraco. Tudo bem que, para quem tem só um carro para expor na loja, qualquer companheiro de vitrine é bem-vindo.

5 – Equipamentos

Interior novo C3
Foto | Citroën/Divulgação

O modelo terá equipamentos obrigatórios para sobreviver no segmento de compactos. Além dos controles de estabilidade e tração, airbag duplo frontal e freios ABS previstos por Lei, o novo Citroën C3 terá central multimídia com tela destacada do painel e com possibilidade de conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Porém, prepare-se para aquela economia típica dos franceses e em fase old school. Lembra que carros da Citroën, Peugeot e Renault costumavam concentrar todos os comandos elétricos no console ou no painel para reduzir custos?

No novo C3, os botões dos vidros e travas elétricos ficarão no acabamento central entre os bancos, justamente para economizar com chicotes e condutores. Outra novidade: os bancos dianteiros terão apoios de cabeça integrados ao encosto, outra forma simples de baratear custos.

6 – Vai ter motor Fiat

Quando se fala de redução de custos, obviamente o novo C3 vai manter o velho motor 1.6 16V de 118/115 cv que vem desde o 206 e ainda perdura na segunda geração do 208 e no Cactus. Porém, apesar de a Stellantis ter sido formada já com o projeto do hatch bastante avançado, vai dar tempo de o compacto receber motor Fiat.

No caso, as versões mais baratas do novo C3 chegam em março com o 1.0 Firefly 6V de 77/72 cv de potência, sempre com o câmbio manual de cinco marchas. A médio prazo, a tendência é que as versões do hatch com o 1.6 16V de origem PSA sejam substituídas pelo 1.0 GSE turbo que estreou no Pulse com até 130 cv e opção de caixa CVT.

7 – Design

Apesar de ser um projeto indiano, o novo C3 tem um estilo que segue o padrão global da montadora francesa, com umas pitadas chinesas. De acordo com nossos recentes flagras e também com as imagens divulgadas pela Citroën, o visual dianteiro remete ao do Cactus, com faróis finos integrados à grade, que traz duas barras cromadas que formam o “deux chevron” da marca.

A barra inferior da grade, por sua vez, une as luzes auxiliares em lentes trapezoidais. Já os faróis de neblina (só a partir das configurações intermediárias) estão abrigados no para-choques, que terá acabamento de fibra escura. O capô traz duas cavidades nas extremidades.

Visto de perfil, a boa altura do solo fica evidente e chama a atenção o caimento quase reto da terceira coluna. Além disso, o balanço traseiro é curto e a porta de trás aparenta um vão de entrada bem apertado. Nas dianteiras, os airbumps laterais, que poderão ser pintados em tom diferente do carro – assim como teto e as capas dos retrovisores.

Se a dianteira é estilosa, a traseira é mais do mesmo e carece de qualquer appeal. A tampa do porta-malas parece um misto de Fiat Uno com Volkswagen Gol e traz um discreto spoiler na parte superior. As lanternas quase quadradas e com contornos arredondados também são bem comuns.

8 – Vai ter SUV

O novo Citroën C3 dará origem a um SUV compacto, que será chamado de Aircross, mas pouco lembrará o monovolume aventureiro feito em cima do falecido C3 Picasso entre 2010 e 2019. Conhecido como Projeto CC24, será um crossover que chega no fim de 2022 para ficar abaixo do C4 Cactus e brigar com Fiat Pulse, VW Nivus, Nissan Kicks, Jeep Renegade e cia.

Os primeiros protótipos do novo Aircross, inclusive, já foram montados pela Stellantis sob a casca de um Peugeot 208. O SUV será maior que o hatch, especialmente no vão livre do solo, que deve ter mais de 20 cm. O desenho será inspirado no do C3XR que já roda na China.

Caberá ao novo Aircross ser o primeiro Citroën a receber o motor 1.0 turbo da FCA, que foi lançado no Pulse. A potência deve ser a mesma: 130/125 cv, com o propulsor tricilíndrico sempre aliado ao câmbio automático do tipo CVT.

Importante salientar que da plataforma CMP vai surgir também outro crossover, só que da Peugeot. Será um modelo menor que o 2008 atual, e que é tratado na europa como novo 1008 para brigar justamente com essa turma que o Aircross vai mirar. Mas esse exemplar da marca do leão só em 2024/25.

9 – Vai ter sedã

Para justificar o investimento de R$ 220 milhões em Porto Real, o novo Citroën C3 vai originar até um sedã. Sob o codinome de Projeto CC26, o três-volumes compacto tem previsão de ser lançado até 2024, com estilo inspirado em outro chinês da marca, o C3L.

O modelo, contudo, só terá opções de motores de origem FCA, 1.3 Firefly ou 1.0 GSE turbo. A ideia da marca é fazer volume e ter um carro para brigar com Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Fiat Cronos.

Curiosamente, a Citroën ficou de fora da ascensão de sedãs com preços de compacto e espaço interno de médio – puxada por Chevrolet Cobalt, Renault Logan, Nissan Versa etc – no início da década passada. Na época, a marca tinha o C-Elysée, que usava a plataforma do Peugeot 208 feito no Brasil e era voltada para mercados emergentes, mas a empresa preferiu investir nos monovolumes Aircross e C3 Picasso.

10 – Com quem vai brigar

A ideia da Citroën com o novo C3 é posicioná-lo entre os hatches de entrada e as versões iniciais dos compactos premium. Desta forma, o futuro modelo brigaria tanto com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Renault Sandero, como com modelos de entrada de Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota yaris.

Quer saber mais sobre outros produtos Stellantis, como o C3? Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -