vwfusca19787

Há mais de treze anos vivia perguntado ao meu tio, José de Arimatea Silva (Tio Zezé), se ele não queria vender o Volkswagen Fusca 1978 1300, esse das fotos. A reposta era sempre acompanhada de uma negativa. Em dezembro passado chego à casa da minha mãe e ela avisa que o Zezé quer vender o Fusca. Porém, como sempre impera a Lei de Murphy, no momento, não tinha recursos para comprá-lo. Acabei virando o “Mestre de obras” da missão de reformar o Fusca 78.

vwfusca19788Como sabia que meu irmão queria um antigo para restaurar e o Zezé além de tio é seu padrinho, ele não pensou duas vezes e bateu o martelo comprando o Fusca por R$ 3.500. Com o negócio fechado, levantamos alguns orçamentos para o transporte de Ipatinga (MG) para Belo Horizonte (MG). Em pouco mais de dez dias o Fusca já estava na garagem e o custo do frete foi de R$ 350,00.

Passada a euforia pela compra começamos a rodar com o carro para levantar os defeitos existentes, mas, antes tínhamos que passar na vistoria do Detran/MG para transferir o carro. E assim surge o primeiro problema, como o carro é muito antigo o motor não estava cadastrado e teríamos que fazer a gravação, que no final gerou um custo de R$ 400,00.

vwfusca1978Agora com o carro devidamente legalizado é hora de fazer os orçamentos para a pintura geral. O primeiro, com um renomado restaurador mineiro, o módico orçamento de R$ 19 mil só para a pintura sem peças, e no mínimo seis meses para a entrega… Sem chance pelo valor, diga-se.

No segundo optamos por uma pequena oficina e o valor caiu para R$ 3.500, mas, o lanterneiro queira trocar os para-lamas e portas originais por outras paralelas e com o prazo de 45 dias… Não inspirou confiança.

Optei então por levar em algumas grandes oficinas e nenhuma aceitava a missão. Numa única tivemos um orçamento feito na camaradagem, pois já conhecia o dono. O valor da restauração ficou em R$ 10 mil e com o prazo estimado de quatro meses.

vwfusca19785Ainda assim, mesmo sabendo que o serviço seria bem feito o valor ainda estava salgado, pois, um Fusca 78 não tem tanto valor histórico e para nós é o valor afetivo que fala mais alto. Descobri, então, uma oficina de lanternagem no bairro com aparência até melhor e sai com um orçamento R$ 5 mil, só para começarmos a conversar com o lanterneiro. Mas, tudo dependeria do desmonte do carro e o valor poderia aumentar. Mais uma vez sem chance de fechar o trabalho da pintura…

Depois de quatro orçamentos, falei com meu irmão que pensava em jogar a toalha e desistir da reforma. Ele disse que não, pois, queria reformar o Fusca de qualquer jeito. Lembrei então do amigo Vinícius Pimentel, ex-piloto do Brasileiro de Marcas e Pilotos que em 1987 venceu a categoria Turbo, com o Uno amarelo número #38. Hoje, depois de alguns anos de oficina mecânica, Pimentel faz restauração de antigos. E como ele estava no momento restaurando um Gordini, não tinha como pegar um segundo carro. Mas, poderia indicar uma oficina de sua confiança.

vwfusca19782Com um orçamento de R$ 4 mil e a recomendação de um amigo, fechamos o serviço. E com a vantagem de não ter que trocar nenhuma lataria e prazo inicial de dois meses. Os serviços já começaram, mas, isso é assunto para outro post…

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos