Com a versão 993 a Porsche coloca um fim da era dos motores refrigerados a ar
Especial para o Autos Segredos
É comum nos dias atuais o público ainda associar modelos da Porsche à refrigeração a ar. Mas passaram-se 15 anos desde que a montadora alemã adotou a refrigeração líquida para os motores que equipam os modelos produzidos em Stuttgart. São quase duas décadas desde que o último Porsche 911 refrigerado a ar foi produzido, o que fazia muita alegria de dono de Fusca que podia dizer que tinha quase um Porsche.
Sendo que apenas o modelo turbo S foi fabricado até o modelo 98/98, ou seja, as demais versões são encontradas apenas até o modelo 96/97.
O tradicional motor, refrigerado a ar de seis cilindros é denominado M64 de 3,6 ou 3,8 litros boxer, ou seja, pistões contrapostos que trabalham paralelamente ao solo, capaz de atingir até 450 hp quando na versão twin turbo, dois turbos, fazendo com que o carro faça de 0 a 100 km em 3,8 segundos o que resultava no carro mais rápido produzido em série para a época.
Pelas nossas pesquisas não existe no país nenhum Porsche 993 turbo S no Brasil, afinal foram produzidas apenas 375 unidades. O que consola é o fato de que exista “rodando” no Brasil um modelo ainda mais exclusivo, o Porsche 993 GT2 racing.
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos