A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) começou suas operações em 1976 produzindo peças para a Kombi e o Fusca. Dois anos depois, em 1978, a unidade começou a produzir o Passat e contava com 1.600 empregados. Em 1980, a fábrica começou a produzir o Gol Geração 1 com motor 1.3. 40 anos depois a marca celebra os 40 anos de fabricação do compacto na unidade do Vale do Paraíba.
O VW Gol foi projetado e desenvolvido no Brasil. Segundo a marca, o hatch foi elaborado levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade.
O primeiro Gol era equipado com motor refrigerado a ar e câmbio com quatro marchas. Inicialmente, ele era oferecido nas versões S e L, ambas com duas portas porque carros com quatro portas não tinham aceitação no mercado brasileiro na época.
No seguinte, em 1981, o Gol recebeu motor 1.6, também refrigerado a ar. Em 1982, a VW jpa celebrava 100 mil unidades produzidas do modelo na fábrica de Taubaté. Logo em seguida foram lançadas a primeira versão com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida e câmbio de cinco marchas, e a versão com motor 1.6 litro.
Em 1984, chegou ao mercado o primeiro Gol GT, com motorização 1.8 litro.
Em 1989, o Gol foi o primeiro carro nacional a receber injeção eletrônica que equipava a versão esportiva GTI.
1 milhão de Gols
Em 1990, a fábrica de Taubaté celebrou a marca de 1.000.000 unidades produzidas do Gol. No ano de 1993, a fábrica recebe investimentos de US$ 200 milhões para modernização e treinamento para a produção do Gol Geração II e se torna a primeira fábrica de automóveis da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002.
O Gol também foi primeiro carro com tecnologia flex vendido no Brasil. Em 2003, a marca lança o Gol TotaFlex.
Em 2008, a unidade recebeu aporte de R$ 600 milhões para a produção da atual geração do Gol. A fábrica recebeu a nova armação com 308 robôs. Em 2012, ocorre a inauguração do novo e moderno processo de pintura à base d’água, que utiliza 110 robôs para tornar a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. Ela estabelece novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira, pois tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação a um processo de pintura convencional.
Com todos estes investimentos e conquistas, o Volkswagen Gol se tornou o carro mais produzido com 8.532.771* unidades fabricadas no Brasil (8.342.260) e Argentina (190.511), o mais vendido (6.952.153* unidades) e o mais exportado (1.515.305* unidades) para 69 países. Ele é também o veículo nacional que permaneceu por mais tempo como líder de vendas do Brasil: 27 anos consecutivos.
*Dados considerados até abril/2020.