As primeiras unidades do XC90 blindado serão entregues ainda em 2019. Marca também terá outros modelos com blindagem mais leve feita no Brasil para os modelos XC40, XC60 e XC90

A Volvo anuncia a produção de seu primeiro produto blindado de fábrica, o escolhido foi o XC90. A marca diz que as encomendas podem ser feitas e as primeiras unidades serão entregues ainda em 2019. A marca também comercializará no Brasil, os modelos XC40, XC60 e XC90 com blindagem mais leve com serviços realizados no país.

Volvo XC90
Foto | Volvo/Divulgação

“Estamos orgulhosos em oferecer carros blindados aos consumidores. Com esse modelo, ampliamos nosso portfólio com veículos de alto nível de segurança pessoal para indivíduos que necessitam de maior proteção”, diz Stephan Green, diretor de marketing da Volvo Cars para Veículos Especiais.

Segundo a Volvo, o XC90 blindando conta com classificação de proteção VPAM BRV 2009/ERV2010 VR8 (blindagem pesada), que permite oferecer um carro que entrega um alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que mantém as propriedades fundamentais do carro.

Volvo XC90
Foto | Volvo/Divulgação

Projeto

O projeto para desenvolver um carro classificação de proteção VPAM VR8 começou há pouco mais de dois anos. Esse tipo de blindagem tem resistência balística de 360 graus, bem como resistência explosiva.

A marca escolheu a versão Inscription do XC90 T6 pelo tamanho mais adequado para a blindagem. Produzido na fábrica de Torslanda (Suécia), a unidade é enviada para a Alemanha na TRASCO Bremen GmbH para que os trabalhos de blindagem seja realizados.

Volvo XC90
Foto | Volvo/Divulgação

A blindagem é feita com aço de alta resistência com dez milímetros de espessura. Já os vidros podem ter espessura de até 50 milímetros. Segundo a marca, a blindagem soma aproximadamente 1.400 kg, elevando o peso total do carro para 4.490 kg – incluindo cinco ocupantes. Em função do aumento de peso, o carro recebe novos chassi e freios.

Volvo Car Brasil

Para o Brasil, a marca desenvolve outra versão de carros blindados leves. Segundo a marca, a versão é voltada para clientes diferentes do XC90 com blindagem pesada. Na blindagem mais leve o foco são clientes que exigem um carro blindado devido a um risco geográfico ou a uma ameaça pessoal elevada.

Os modelos serão destinados a países da América Latina e Europa. Depois de produzidos eles serão enviados para o Brasil para receberem a blindagem leve que oferecem proteção contra armas de fogo curto, não alterando de nenhuma forma as propriedades fundamentais dos carros em comparação com o veículo padrão.

Segundo a Volvo Brasil, ela começará a exportar o XC90 T6 e o XC60 T6, ambos na versão Inscription, para qualquer país do mundo, neste mês. Para o Brasil, ela ofertará os modelos XC90, XC60 e XC40 com blindagem leve a partir do primeiro trimestre de 2020.

Siga nossas redes sociais