O primeiro dia útil do ano foi de comemoração para a Volkswagen do Brasil. O Gol fechou 2011 pela 25ª vez na liderança do mercado Brasileiro, superando o Fusca, que honrou a posição por 24 anos. Desde que foi lançado, em 1980, 5.828.000 unidades foram vendidas no País, e mais de 1 milhão exportadas.

“O Gol faz parte da vida de milhares de brasileiros, que fizeram desse modelo o maior sucesso da história do automóvel no Brasil. O Gol sempre foi guiado pela qualidade, pela inovação e pela proximidade com seus consumidores, o que proporcionou ao carro o título de ‘preferido’ pelos brasileiros”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Ao longo dos anos o Gol saiu na frente na introdução de algumas tecnologias no mercado, como a injeção eletronica, em 1989 no Gol GTI, e o motor bicombustível, dele também foi o primeiro motor 1.0 de 16 válvulas. Este também foi o primeiro motor desenvolvido no Brasil.

As gerações:

1980 – Primeiro modelo

O desenvolvimento do Gol começou em 1976, e em 1980 chegou ao mercado com linhas inspiradas no Passat e equipado com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Ele foi o primeiro VW concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão, logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, a Parati e a Saveiro, ambas em 1982.

1994 – Geração II

A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. Seu design arredondado resultou no apelido carinhoso de “Bolinha”, e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído. Imagine se não tivessem ouvido o consumidor…

1999 – Geração III

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade do acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão. Cá entre nós, este foi um dos melhores.

2005 – Gol G4

Uma “cara” mais limpa, arredondada, reforçando as características já consagradas de robustez e esportividade do Gol, é a marca do Gol G4, a quarta geração, lançada em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira. No entanto, por conta da chegada do Polo em 2002, esta geração teve seu acabamento empobrecido para não atrapalhar o pequeno premium.

2008 – Gol G5

Um Gol totalmente novo chegou após 14 anos. O Gol G5 introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. Este ano seu visual deverá passar por uma breve atualização.

Fotos | Volkswagen/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter