fiat_Strada_Working_Cabine_duplaSozinha no mercado desde 2009, a Fiat Strada Cabine Dupla ganhou no mês passado a companhia da Volkswagen Saveiro. Porém, a picape alemã não conta com a opção de porta extra para facilitar o acesso. Em contrapartida, leva cinco ocupantes, enquanto a Strada carrega apenas quatro passageiros.  Abaixo, mostramos o que cada uma oferece em suas versões de entrada.

vw_saveiro_trendline_cabine_dupla

A opção de acesso da Strada é a versão Working, que tem preço sugerido de R$ R$ 45.990. Por esse valor, a oferta de itens de série é pequena. Os principais equipamentos de série são vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, trava automática das portas a 20km/h, protetor de caçamba, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), abertura elétrica bocal de abastecimento, ganchos para amarração de carga na caçamba, tampa da caçamba removível e com chave, grade protetora do vidro traseiro, porta-escadas e barras longitudinais no teto, além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS com EBD. Por esse valor, o cliente só pode escolher entre as cores sólidas azul búzios, preto vulcano, branco banchisa e vermelho alpine. Se quiser uma opção entre as metálicas, há cinza cromo, cinza tellurium, cinza scandium ou prata bari, que aumentoam o vaor do veículo em R$ 1.165.

fiat_Strada_Working_Cabine_dupla_2Já a Trendline é a versão de entrada da Saveiro, que tem preço sugerido de R$ 47.490. A lista de equipamentos da picape da VW também é pequena.  Além do airbag duplo e dos freios com sistema ABS com EBD, ela conta com vidros elétricos, trava elétrica, chave do tipo canivete, desembaçador traseiro, ganchos para amarração de carga, grade protetora da janela traseira, preparação para sistema de som com fiação e direção hidráulica. Aliás, esse último item jájustifica a diferença de R$ 2.500 para a Strada. As opções de cores sólidas para a Saveiro são o preto ninja, vermelho flash e o branco cristal. Se o consumidor fizer questão da pintura metálica, o desembolso será de R$ 1.109 e as opções são azul night, prata sírius e cinza quartzo.

Se consumidor não quiser levar para casa as picapes em suas configurações básicas, ambas contam com kits de opcionais, sendo que Saveiro leva vantagem por ofertar mais equipamentos que a Strada. Na Fiat, a picape conta apenas com seis kits de opcionais; a Saveiro tem sete.

No caso da Strada, caso o consumidor opte pela direção hidráulica, que não vem de série, terá que levar junto outros opcionais. Na primeira opção, o kit Celebration 1, com o custo sugerido de R$ 4.632, agrega ar-condicionado, para-brisas degradê, direção hidráulica, predisposição para rádio (2 alto-falantes e antena) e volante com regulagem de altura. Somando o custo do kit com o do carro, o valor da Strada pula para R$ 50.622. A Saveiro leva a vantagem de ofertar a direção hidráulica de série e ainda pelo fato do ar-condicionado poder ser adquirido livremente, ao custo de R$ 3.080. Com esses kits, a Strada e a Saveiro ficam em pé de igualdade. No preço final, a Saveiro sai por R$ 5.570 e leva a vitória por ser R$ 52 mais barata que a concorrente.

Em sua versão completa, a Strada tem preço sugerido de R$ 52.602. Nesse caso, os opcionais somam R$ 6.612, divididos nos kits Celebration 2, que acrescenta ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, capota marítima, direção hidráulica, predisposição para rádio (2 alto-falantes e antena), rádio USB mp3/wma com rds, volante com regulagem de altura, e Young 2, composto por Brake light, faróis de neblina e rodas de liga leve 5.5 x 14″.

vw_saveiro_trendline_cabine_dupla_2Já a configuração completa  da Saveiro tem preço sugerido de R$ 55.482. No caso da picape alemã, é necessária a compra de seis kits de opcionais para deixá-la completa, que custam R$ 7.992. Os kits da Saveiro são: ar-condicionado, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, conforto fácil para duas portas (chave tipo “canivete com keyless”, sistema de alarme com comando remoto, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro, luzes de leitura dianteiras, para-sol com espelho iluminado para motorista, para-sol com espelho iluminado para passageiro, travamento elétrico das portas, Interatividade (“I-System com Eco-Comfort” ), com computador de bordo quatro alto-falantes e dois tweeters, sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, volante multifuncional com comando de sistema de som e “I-System”, módulo plus (espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, faróis de neblina, lanterna de neblina, sensores de estacionamento traseiro) e roda de liga leve aro 15″. Apesar de ficar R$ 2.880 mais cara que a Strada, a Saveiro leva a vantagem por ofertar volante multifuncional, sensor de estacionamento entre outros mimos.

fiat_Strada_Working_Cabine_dupla_1Em termos de motor, a vantagem é da Saveiro, que conta com motor 1.6, que rende 104cv de potência e tem torque 15,6kgfm de com etanol no tanque. Já a veterana Strada tem motor 1.4 que tem potência de 86cv e torque de 12,5kgfm quando abastecida com etanol.

Por levar 18kg mais de peso a Strada ganha no quesito capacidade carga. A picapinha da Fiat transporta 685kg, enquanto a Saveiro comporta 667kg.

vw_saveiro_trendline_cabine_dupla_1

[photomosaic]
Fotos | Fiat/Divulgação e Volkswagen/Divulgação