Mercado
| em 8 meses ago

Último Volvo a diesel será fabricado no começo de 2024

Compartilhar

Montadora sueca anunciou que em breve encerrará sua produção de veículos movidos a óleo diesel, em mais um passo a caminho da eletrificação total

A Volvo revelou nesta semana que seu último exemplar de automóvel movido a diesel será feito no início do próximo ano. Assumindo o compromisso de produzir e comercializar apenas carros elétricos até 2030, a fabricante busca se tornar uma empresa 100% neutra em emissões de carbono dentro de 17 anos.

A decisão de interromper a produção de carros a diesel foi tomada mesmo apenas quatro anos depois de ter veículos utilizando o combustível como os mais populares e vendidos da marca na Europa. Segundo a Volvo, porém, neste período a tecnologia estava apenas começando a ser inserida no mercado e de lá pra cá a tendência se inverteu rapidamente. Por meio de demandas dos consumidores, leis de emissão de carbono mais rigorosas e o foco da montadora em eletrificação, a maioria das vendas da Volvo na Europa, hoje, são de carros eletrificados, sejam eles híbridos ou 100% elétricos.

VEJA TAMBÉM

Foto | Volvo/Divulgação – A gama atual da Volvo no Brasil é totalmente composta por SUVs eletrificados

Buscando ações que respondam a crise climática em que o planeta se encontra, a Volvo se torna uma das primeiras empresas do setor automotivo a dar esse passo, com uma decisão aparentemente ainda longe de se tornar realidade em outras empresas e mercados. No Brasil a marca sueca já possui 100% de sua gama de automóveis compostas por modelos eletrificados, que poluem menos o meio ambiente.

O anúncio também segue a decisão tomada ano passado pela empresa de parar o desenvolvimento de novos motores à combustão. “Motores elétricos são o futuro, e são superiores a motores a combustão: eles geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.