revisao_1.0_compactosA onda de motores de três cilindros foi inaugurada em 2011, com o Kia Picanto. Porém, o Hyundai HB20 foi primeiro modelo a ser produzido no Brasil com a motorização. Em 2013 foi a vez do Fox estrear o 1.0 da Volkswagen. Em 2014 a VW lançou up!  e a Ford  apresentou o Ka. Já em 2015 a Nissan estreou seu tricilíndrico no New March. Neste ano foi a vez do VW Gol receber o motor. Os propulsores de três cilindros são conhecidos por sua economia de combustível. Para facilitar a vida dos futuros interessados na compra desses modelos, levantamos o custo das revisões no período dos três anos de garantia, lembrando que o HB20 é o único com cinco anos de garantia. Nossa apuração levou em conta as recomendações oficiais dos sites dos fabricantes e analisou somente modelos produzidos no Brasil. O New March é o hatch mais barato para se manter no período de vigência da garantia. Já o up! tem o título de ser o modelo com maior custo de manutenção. Os valores e itens substituídos em cada revisão podem ser conferidos nas artes que ilustram essa matéria. Lembrando que o foco da matéria é mostrar os custos de cada modelo, a decisão de comprar esse ou aquele carro é do consumidor.

Os custos são para as revisões básicas recomendadas pelos fabricantes, e não incluem alinhamento e balanceamento, entre outros itens. Para facilitar a vida do consumidor todos os fabricantes disponibilizam em seus sites oficiais os valores e itens que são trocados em cada revisão.

Revisão-March-1.0No levantamento feito por nossa reportagem o Nissan New March é o modelo com o menor custo de manutenção no período de garantia. Para manter o compacto em dia com as revisões básicas, o cliente irá desembolsar em três anos o valor total de R$ 877. As revisões do New March devem ser realizadas a cada 12 meses ou 10 mil/km. No site do fabricante o consumidor ainda encontra informações adicionais referente a troca de fluído de freio que deverá ser substituído a cada 24 meses.

revisao-hb20-1.0O Hyundai HB20 ficou em terceiro no levantamento geral com o custo total de R$ 1.686 durante os cincos anos. Porém, para o deixar em paridade com os demais concorrentes, consideramos os valores para os três primeiros anos de vigência da garantia, assim o valor total de R$ 950 deixa o modelo da marca coreana na segunda colocação. O HB20 tem revisões anuais ou a cada 10 mil/km, prevalecendo o que ocorrer primeiro. No site o fabricante o consumidor encontra todas informações sobre intervalo, itens e custo de cada revisão. Há ainda informações adicionais sobre alinhamento.

Revisão-ka-1.0Na terceira colocação o Ford Ka tem o custo total de R$ 1.548. O compacto tem revisão é semestral no primeiro ano e anual nos anos seguintes. No site oficial do fabricante o cliente encontra os intervalos e itens a serem trocados em cada revisão, além da relação dos itens verificados e em quantas parcelas podem ser pagas o serviço.

Revisão-Gol-1.0Por uma vantagem de R$ 5,49 em relação ao Fox, o Volkswagen Gol ficou na quarta colocação. O hatch que ganhou a motorização de três cilindros na linha 2017 tem o custo total de R$ 2.324,10 durante a vigência da garantia.

revisao-fox_1.0Na quinta colocação o Volkswagen Fox tem o custo total de R$ 2.329,59. O hatch foi o primeiro modelo da marca a receber o motor 1.0 de três cilindros.

Revisão-up!-1.0Curiosamente o Volkswagen up! que é o modelo mais moderno na linha de compactos da marca tem o custo de manutenção mais caro que os irmãos Gol e Fox. Para manter o up! em dia com as revisões básicas o cliente irá desembolsar em três anos R$ 2.379,34.

No site da Volkswagen o consumidor encontra os itens a serem substituídos, valor das revisões e em quantas parcelas podem ser pagas o serviço. Porém, não informa o período nem a quilometragem que os serviços devem ser executados.

O custo mais alto das revisões dos modelos da Volkswagen em relação aos concorrentes se deve ao fato do intervalo semestral para cada revisão ser executada.

 Artes : Autos Segredos sobre fotos de divulgação (Volkswagen, Ford e Hyundai) e Marlos Ney Vidal/Autos Segredos (HB20, up! e March)