toyota_porto_feliz
Fábrica tem capacidade de produzir 108 mil motores por ano

A Toyota inaugurou sua nova fábrica de motores instalada na cidade de Porto Feliz (SP). Para a construção das novas instalações no Brasil a marca investiu R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes). A fábrica emprega 320 colaboradores e tem capacidade para produzir 108 mil unidades por ano.

A unidade é a primeira do fabricante a produzir propulsores na América Latina. Nela são produzidos os propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios, produzido em Sorocaba e comercializado no mercado brasileiro e exportado para Argentina, Paraguai e Uruguai.

A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de motores em Porto Feliz para equiparem o sedã médio Corolla.

“A Toyota mantém seu compromisso com o crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global nas próximas décadas”, disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

A fábrica de motores em Porto Feliz é uma das primeiras da Toyota a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Foto | Toyota/Divulgação