| em 13 anos ago

Renault Sandero 2012 é lançado

Compartilhar

Pra ser sincero, sempre simpatizei com o Renault Sandero, embora seu design nunca tenha sido uma unanimidade. Lançado no Brasil em 2007, chegou a hora de passar por sua primeira reestilização e o resultado geral ficou muito interessante, mas não posso dizer o mesmo da versão Stepway. O conjunto mecânico, no entanto, é o mesmo, sem opção de câmbio automático por enquanto.

Fruto do trabalho do centro de design da Renault na América Latina, o Sandero 2012 obedece à tendência de design adotada pela matriz francesa em seus carros. Linhas mais limpas e envolventes, oriundas do Megane e do Clio vendidos na Europa foram reinterpretadas no Sandero, que recebeu nova grade, para-choque dianteiro e faróis. Na traseira as mudanças foram mais discretas, e se limitam às lanternas e ao logotipo, agora centralizado como manda a nova receita.

O interior também foi renovado, com o uso de novos materiais de melhor qualidade, console central em preto brilhante (com direito a espaço para sistemas de som double din, opcional) e que perdeu os comandos do vidro dianteiro para os painéis das portas, como o Logan. Agora o Sandero tem a abertura da tampa de combustível por acionamento interno, e a Renault garante que melhorou o conforto acústico do modelo. Na lateral há apenas novas calotas e rodas.

SANDERO STEPWAY Ameaçado pela proximidade do lançamento do crossover compacto Duster, o Sandero Stepway mudou junto com a versão “civil”. Agora o aventureiro urbano conta com para-choque dianteiro mais pronunciado, grade dianteira sem pintura, novas lanternas com corpo opaco e novos logotipos. No interior o acabamento se diferencia pelos detalhes em vermelho na tapeçaria e no quadro de instrumentos. Particularmente, acho que a geração anterior agradava mais, e tinha rodas aro 16” mais bonitas.

Conteúdo das versões

Authentique (R$ 28.700) = A versão de entrada, a Authentique, é equipada com motor 1.0 16V Hi-Flex (77cv)  e deverá responder por 20% do mix de vendas do modelo. Brake light (3ª luz de freio), alarme sonoro de luzes acesas, pára-choques na cor do veículo e retrovisores com regulagem interna são alguns dos itens de série, assim como o indicador do nível do tanque de combustível de partida a frio e a abertura interna da tampa de combustível, duas úteis novidades da linha 2012.

Expression (R$ 31.300/R$ 33.600) = Esta versão deverá responder pela maior parte do volume de vendas da gama (50%) e oferece duas opções de motor aos consumidores: 1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque (95cv). De série, todos os equipamentos da versão Authentique e mais itens como banco do motorista e direção hidráulica com regulagem de altura, porta-malas com revestimento interno completo e iluminação, retrovisores na cor da carroceria, frisos laterais pretos, rodas de aro 15, com calotas integrais (para carros com motor 1.6 8V) e detalhes com acabamento na cor cinz inox no interior.

Privilège (R$ 40.400) = Versão topo de linha da gama, inclui na conta ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, retrovisores e vidros dianteiros/traseiros elétricos, travas das portas e do porta-malas elétricas e com sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h), rádio CD “double din” com MP3 player integrado ao painel, maçanetas na cor da carroceria, banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3), adesivos pretos na coluna “B” e soleiras das portas, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e computador de bordo. Essa versão, que traz sob o capô motor 1.6 8V Hi-Torque.

Stepway (R$ 42.600) = Todos os equipamentos do Privilège mais rodas de 16 polegadas e o motor 1.6 16v Hi-Flex de 112cv


OPCIONAIS AUTHENTIQUE E EXPRESSION 1.0 16V HI-FLEX

AUTHENTIQUE

  • Pack Plus: Ar quente + limpador e desembaçador do vidro traseiro e antena
  • Pack Plus + DA: Pack Plus + direção hidráulica
  • Pack Plus + DA + CA: Pack Plus + direção hidráulica + ar-condicionado

EXPRESSION

  • Pack : Ar condicionado + travas elétricas + vidros elétricos dianteiros + sistema CAR + Alarme perimétrico
  • Pack + CD Player : Pack + Rádio CD MP3, 4 alto falantes + comando satélite na coluna de direção
  • Pack + CD Player + Pack Segurança:  Pack + CD Player + air bags duplo + 3º apoio de cabeça traseiro + ABS

OPCIONAIS EXPRESSION E PRIVILÉGE 1.6 8V HI-TORQUE

EXPRESSION

  • Pack:    Ar condicionado + travas elétricas + vidros elétricos dianteiros + sistema CAR + Alarme perimétrico
  • Pack + CD Player : Pack + Rádio CD MP3, 4 alto falantes + comando satélite na coluna de direção
  • Pack + CD Player + Pack Segurança: Pack + CD Player” + air bags duplo + 3º apoio de cabeça traseiro + ABS

PRIVILÉGE

  • Pack Segurança: Freios ABS + Air-bag duplo e 3º apoio de cabeça traseiro  + volante revestido em couro

CORES DISPONÍVEIS PARA TODAS AS VERSÕES ACIMA

  • Bege poivre, branco glacier, prata etoile, preto nacré, azul crepúsculo,  cinza acier, vermelho vivo e vermelho fogo

OPCIONAIS STEPWAY

  • Pack Top: Vidros elétricos traseiros + retrovisores elétricos + alarme perimétrico + CD MP3 com comando satélite
  • Pack Segurança: Air-bag duplo +  terceiro apoio de cabeça traseiro + freios ABS + volante em couro
  • Pack Top + Pack Segurança: Pack Top + Pack Segurança
  • Pack Top + Pack Segurança + Couro: Pack Top + Pack Segurança + Couro

CORES

  • Azul crepúsculo, cinza acier, prata etoile, preto nacré, vermelho vivo e vermelho fogo

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)

Fotos | Oswaldo Palermo/Renault/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.