InícioMarcasJeepRelembre a história do Jeep Grand Cherokee após 5 gerações

Relembre a história do Jeep Grand Cherokee após 5 gerações

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Prestes a desembarcar por aqui com tecnologia híbrida plug-in, SUV foi oferecido no Brasil em todas as suas eras sendo referência para a Jeep

A Jeep confirmou recentemente que o seu utilitário de luxo Grand Cherokee retornará em breve ao Brasil, pela primeira vez aliado a um conjunto eletrificado. A versão 4xe da quinta geração do modelo chega com status de mais moderno e tecnológico Grand Cherokee já feito até então. Mas você se lembra das encarnações anteriores do SUV norte-americano?

Apresentado ao mundo há 31 anos, o modelo nasceu como um legítimo veículo estadunidense e logo caiu nas graças dos clientes Jeep daquela região. Com proporções, recursos e motorizações dignas de elogios, o SUV aos poucos foi ganhando espaço mundo afora e se tornou, ainda, um dos maiores êxitos da montadora em toda sua história.

Primeira geração – 1992

Foi no Salão do Automóvel de Detroit de 1992 que o modelo fez sua primeira aparição, em uma clássica cena onde um exemplar do Jeep Grand Cherokee surge quebrando (propositalmente) os vidros do stand da Jeep. Com a missão de se tornar o utilitário topo de linha da marca, o carro estabeleceu novos padrões para performance, condução e conforto na categoria. Equipado com motores V8 de até 5,9 litros, era um dos mais potentes do seu segmento e podia ser adquirido com os sistemas de tração Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac. Foi primeiro SUV equipado com um airbag lateral do motorista.

Segunda geração – 1998

A primeira evolução do Grand Cherokee veio seis anos depois, com linhas levemente redesenhadas e design mais condizente com padrões de modernidade da época. A Jeep ainda realizou melhorias na suspensão e no espaço interno, além de acrescentar novos motores como o V8 de 4.7 litros. Uma das novidades era o sistema de tração nas quatro rodas, Quadra-Drive, que proporcionava transferência de torque progressiva e sensível à velocidade, mantendo o veículo em movimento com tração mínima. Também havia uma nova transmissão, controlada eletronicamente, que produziu mudanças mais suaves e melhorou a economia de combustível. 

Terceira geração – 2004

A terceira linhagem do SUV ganhou mudanças mais significativas no desenho, adotando a linguagem visual da marca naquele período. Com novidades por dentro e por fora, essa geração trazia um interior mais luxuoso e tecnológico, três novos sistemas de tração integral, novos motores e nova suspensão. Os novos propulsores eram o V6 de 3,7 litros e o renomado HEMI V8 de 5,7 litros, que pela primeira vez equipava um Jeep. Além disso, havia três sistemas 4×4 exclusivos, o Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e o Quadra-Drive II. Também trazia sistema de entretenimento no banco traseiro com DVD player montado no console central, monitor LCD suspenso, controle remoto sem fio e dois fones de ouvido sem fio para os passageiros no banco traseiro.

Quarta geração – 2011

Já com mais de 4 milhões de vendas desde seu surgimento, o Grand Cherokee chegou a sua quarta era se destacando pela junção entre o refinamento e a capacidade fora de estrada. Com várias premiações ao longo dos anos, a geração apresentada há 12 anos melhorou ainda mais o seu desempenho. Uma das novidades era a suspensão independente dianteira e traseira, que juntamente com o novo recurso Selec-Terrain, permitia escolher o sistema que melhor se adaptava às condições de condução com base no tipo de terreno. Também havia mais de 45 recursos de segurança e proteção, como controle eletrônico de estabilidade (ESC) recurso de partida remota do motor, sistema de detecção de ponto cego/cruzamento, Cruise Control Adaptativo e outros.

Quinta geração – 2021

A quinta geração do modelo estreou nos Estados Unidos com 5,20 m de comprimento e um design totalmente reformulado, alinhado aos lançamentos recentes feitos pela Jeep. O atual Grand Cherokee surgiu com um inédito teto em preto no estilo flutuante e um interior digno de sua categoria, com acabamento sofisticado e tecnologias de última geração. A novidade foi lançada com o conhecido V6 Pentastar 3.6 de 290 cv e 35 mkgf de torque, podendo receber também o clássico V8 Hemi 5.7 de 357 cv.

Confirmado para chegar ao Brasil ainda este ano, a quinta geração do Grand Cherokee, porém, só estará disponível em sua versão 4xe híbrida plug-in. A opção conta com o motor 2.0 Turbo Hurricane T4 de 274 cv, que funciona com o auxílio de outros dois motores elétricos, sendo um para gerar alta tensão e fazer às vezes do alternador e do motor de partida, e o outro para render 136 cv e poder tirar o veículo da inércia sozinho.

Em potência combinada, o Jeep Grand Cherokee 4xe terá 380 cv e torque de 64,8 kgfm. O conjunto de baterias tem 17 kWh prometendo autonomia de até 40 km/l, mas o consumo declarado no mercado americano é de 23,8 km/l. Com câmbio automático de oito marchas, o SUV terá sistema de tração Quadra-Trac II 4×4 com reduzida e diferencial com bloqueio eletrônico.

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