Ford_fiesta_2016A Ford terá que responder ao Procon-MG, 80 questões sobre os problemas relacionados ao câmbio PowerShift que equipa os modelos EcoSport, New Fiesta e New Focus. As questões se referem a dados técnicos, à prestação de serviços, ao programa de extensão de garantia e assistência técnica. O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG), órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deu até o dia 29 de junho para que o fabricante envie as respostas.

Diversos consumidores, cujos veículos são equipados com câmbio Powershift reclamam que seus automóveis apresentam trepidação excessiva, patinação, demora na retomada da marcha, falta de resposta do carro e superaquecimento, o que tem ocasionado situações de risco em ultrapassagens ou em cruzamentos sem semáforos, por exemplo.

Segundo o órgão as indagações foram levantadas com base na análise dos depoimentos feitos durante audiência pública realizada pelo Procon-MG, das reclamações registradas no órgão e também das informações contidas em ordens de serviços e notas fiscais enviadas por concessionárias Ford ao órgão de defesa do consumidor.

Ainda segundo o Procon-MG a medida faz parte da investigação preliminar, instaurada pelo Procon-MG, cujo objetivo é apurar se a montadora Ford está colocando no mercado veículos defeituosos, se há risco à saúde e segurança do consumidor e se a empresa, por meio de suas concessionárias, está conseguindo sanar os problemas ocorridos.

Foto | Ford/Divulgação