Notícias sobre a construção de uma fábrica da BMW no país não são exatamente novidade, já que as primeiras informações a respeito do assunto datam do último mês de março (veja aqui). Agora, a primeira medida concreta para implantação da unidade industrial foi tomada: o presidente da empresa no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, entregou ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o plano de execução das obras,  em reunião uma na tarde de ontem, quinta-feira, 13.

Os detalhes do projeto, como investimentos, capacidade produtiva e empregos gerados, não foram divulgados. O jornal alemão Handelsblatt publicou na última quarta-feira, 12, que a BMW escolheria São Paulo para a instalação da planta, mas ainda não há confirmação.

Informações indicavam que o veículo destinado a sair das linhas de montagem brasileiras seria o Série 1 (veja aqui), montado em regime CKD (Completely Knocked Down) ou SKD (Semi Knocked Down). Contudo, com a alíquota de IPI de 30 % para veículos e peças importadas e a exigência mínima de nacionalização de componentes de 65% imposta pelo governo, a BMW deverá produzir, e não apenas montar, seus carros por aqui.

Fonte | Automotive Business
Foto | BMW/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter