Mercado
| em 3 meses ago

Peugeot 208 começa a se despedir do motor 1.6 EC5 com fim da versão Active

Compartilhar

Motor 1.6 EC5 passou por evoluções ao longo dos anos, mas seu fim está próximo, pelo menos no Brasil  

Na linha 2024/2024, o Peugeot 208 perde a versão Active equipada com o motor 1.6 EC5. O propulsor ainda segue, ao menos por enquanto, na versão RoadTrip, lançada no Brasil no fim de 2022. Mas já é certo que na virada para a linha 2025 ele sairá de cena na linha Peugeot comercializada no Brasil. 

A versão RoadTrip, por sua vez, talvez ganhe sobrevida na reestilização do Peugeot 208 e receba o motor 1.0 Turbo Flex 200. 

O motor 1.6 EC5 que equipava o 208 Active oferece 120 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,6 kgfm a 4.500 rpm com etanol no tanque. Já com gasolina, a potência fica em 113 cv a 6.000 rpm e o torque fica 15,4 kgfm a 4.250 rpm. Ele é ligado ao câmbio automático de seis marchas.

O consumo com etanol é de 7,7 km/l rodando na cidade e 9,1 km/l andando na estrada. Já com gasolina, o consumo urbano fica 11,1 km/l e o rodoviário fica em 12,9 km/l.

Ao longo de 20 anos de fabricação, o motor 1.6 EC5 passou por várias atualizações como o comando de válvulas de admissão variável, bomba de óleo com vazão variável, polia do virabrequim em formato oval, tuchos hidráulicos, entre outras alterações.

2008

O motor também equipava a primeira geração do 2008 até a linha 2023/2024. Mas na linha 2024/2024 do SUV que está prestes a sair de linha, ele deixou de ser ofertado. 

Citroën C3

O motor ainda equipa as versões Feel e Live Pack do novo Citroën C3. Mas o hatch também deixará de contar com o motor no fim de 2024. 

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com o Peugeot 208 Style Turbo 200:

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.