chevroletonixltz1.448Aquele que foi o 4º maior mercado de automóveis do mundo entre 2013 e 2014, o Brasil, até o final deste ano deve se tornar o 8º neste mesmo ranking.

Com o pior agosto dos últimos nove anos, emplacou 207,3 mil unidades, segundo dados da Fenabrave. Em agosto de 2006 foram 178,5 mil. Em relação ao mês de agosto do ano de 2014 a queda foi vertiginosa, pontuando 23,9% a menos no número de emplacamentos e, em relação ao mês passado, julho, a queda foi de 8,9%.
vendas_mercado_agosto

Foram 199,9 mil carros de passeio e comerciais leves emplacados no mês de agosto, queda de 22,9% em relação ao mesmo mês do ano passado e quase 9% em relação a julho deste ano.

O resultado eleva o percentual na queda no consumo de veículos para 21,4% desde janeiro. O total de vendas deste ano é o menor dos últimos oito. A Fenabrave divulgou que a crise vem reduzindo o tamanho da rede distribuidora de veículos, com 691 concessionárias fechadas este ano, o que só não foi pior pois 344 novas outras foram inauguradas, principalmente no segmento de luxo, com destaque para Jeep Audi e BMW.

bmw_serie3_nacional_1

Os heróis da resistência

Plataforma mais vendida atualmente no Brasil, GM Onix/Prima totalizou 15.786 unidades em agosto. O hatch teve o primeiro lugar nas vendas do mês passado, faltando apenas duas unidades para chegar nas 11 mil.

Strada_Adventure_CD_008

Nas picapes compactas, a imbatível Fiat Strada emplacou 8.870 unidades, 88 a menos que em julho. E nas picapes diesel, a veterana Toyota Hilux, que subiu de preço recentemente, apesar de ter uma nova geração batendo na porta, se manteve em 3º lugar entre os comerciais leves, mas pontuou 505 unidades a menos em relação ao mês passado. A gigantesca Dodge RAM foi filha única e vendeu apenas uma unidade em agosto.

Ram-2500-Laramie-2012-2Quem ganhou 3 posições no ranking dos mais vendidos do último mês, chegando à décima posição, foi o SUV compacto Honda HR-V, com 5.435 unidades totais emplacadas, 1.006 mais que no mês anterior. Outro SUV compacto que subiu no ranking foi o Jeep Renegade, mas apenas uma posição, chegando a 14º lugar, vendendo 570 unidade a mais.

Em 9º lugar, sem subir ou descer, Toyota Corola, com queda 413 unidades mirando julho.

corolla_altisJá o nome mais antigo do mercado, o Fiat Uno, subiu do 8º lugar para o 4º comparando julho com agosto, emplacando 648 unidades a mais. Outro Fiat, mas que emplacou apenas uma unidade no último mês todo, é o Palio Furgão, que quase ninguém sabe que existe e, muito provavelmente seja uma unidade de testes da marca, afinal não existe comercialmente no site da fábrica.

Fotos| Marlos Ney Vidal/Autos Segredos, BMW/Divulgação, Fiat/Divulgação, Dodge/Divulgação, Toyota/Divulgação