teste_jeep_renegade_trailhawk_51Mesmo com a crise econômica pegando pesado com as vendas de veículos, surpresas mercadológicas sempre podem acontecer. Foi o caso do Jeep Renegade, que levantou poeira e vendeu 5.623 unidades no mês de outubro, 145 mais que o Honda HR-V, tido pela imprensa especializada como mais equilibrado e com o melhor custo-benefício entre os SUVs compactos.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

De outra forma, o esperado aconteceu. A retração nas vendas em relação ao mesmo mês do ano passado foi de 37,4%, somando 192.165 unidades frente às 306.839 comercializadas em outubro de 2014. Na comparação com setembro, a retração ficou em 5,68%. Outra previsibilidade do mercado é a picape compacta Fiat Strada se manter em primeiro no segmento, com 6.052 unidades, 1.054 menos que em setembro.

teste_fiat_palio_attractive_32Na liderança anual de vendas o Fiat Palio ainda preserva seu posto de primeiro colocado entre todos os modelos, mas a diferença está diminuindo e agora a frente já é de menos de 2.000 unidades, com mais um mês de ótimos números do Chevrolet Onix – 11.131 unidades em outubro, primeiro lugar geral entre os automóveis. Gosto de ressaltar que essa é a plataforma mais vendida no Brasil atualmente, já que, somada ao Chevrolet Prisma, supera em números qualquer outra que venha a disputar a primeira colocação. O Prisma vendeu 6.279 unidades neste mês que fechou, marcando a quinta posição geral.

novo_agrale_marrua

Nas picapes pesadas foi consolador a Agrale Marruá com 01 unidade emplacada neste mês. É, de longe, a melhor caminhonete para trabalho vendida no país. Outra picape com uma unidade emplacada foi a Chevrolet A10, com produção finalizada no ano de 1985. Repetindo a curiosidade do mês passado, Toyota Bandeirante com 03 unidades emplacadas. A liderança das picapes médias continua com a Chevrolet S10, que no acumulado do ano 28.010 unidades, já somadas as 2.452 unidades vendidas em outubro.

Nos sedans médios, boa surpresa para o Nissan Sentra, que vendeu 1.014 unidades, quase cerca de 25% mais que no mês passado, se fixando em terceiro no ranking, atrás de Toyota Corolla e Honda Civic. O Ford Focus vendeu 1/3 menos que no mês anterior e fechou outubro 554 unidades.

sentra_chamaDentre as raridades do mercado, a station wagon Volkswagen Spacecross, que em setembro emplacou duas unidades, fechou outubro sem nenhuma unidade vendida, atrás até mesmo da bem recheada. A versão não aventureira da SW, por sua vez, vendeu melhor: 508 unidades. Mesmo assim, ainda ficou atrás da Fiat Weekend que emplacou 748 unidades em outubro.

vwspacecross44Fotos| Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Agrale/Divulgação