Nilo Soares
Especial para o Autos Segredos
Em setembro, o mercado brasileiro de veículos registrou queda de 5,9% em relação a agosto, que por sua vez já havia registrado retração em comparação a julho. Contudo, tomando como parâmetro o mesmo período de 2012, as vendas subiram 5,6%. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O Gol foi mais uma vez o automóvel mais vendido do país, seguido por Uno e Palio. A Volkswagen ainda recuperou a segunda posição no ranking de marcas, que havia sido perdida para a Chevrolet nos dois últimos meses. A liderança continua com a Fiat. Entre os hatches compactos, o Fiesta segue contabilizando ótimos resultados e se manteve à frente da dupla Fox/CrossFox. Logo abaixo, o Onix também repetiu o bom desempenho do mês passado e voltou a ficar à frente do Sandero.
Entre os sedans compactos, e Siena segue dominando: além da liderança da categoria, o modelo ainda ficou com o quarto lugar geral. O Voyage, que estava atrás do Classic, recuperou a vice-liderança, por pequena vantagem. Atrás do veterano modelo da Chevrolet, vêm na ordem os irmãos Prisma e Cobalt. HB20S, Fiesta e Logan vêm logo em seguida.
A categoria dos hatches médios foi disputada em setembro. A liderança ficou com o Cruze Sport6, que vendeu apenas 54 unidades a mais que o rival Focus. No terceiro lugar, porém com menos da metade das vendas dos dois líderes, vem o Peugeot 308, seguido de perto por Bravo e Golf, na ordem. Vale lembrar que as novas gerações dos modelos da Ford e da Volkswagen só foram lançadas no final do mês, de modo que as vendas de setembro incluíram majoritariamente as versões antigas de ambos.
Pouca coisa mudou no segmento dos sedans médios. O Civic é o líder, o Corolla é o vice e Cruze, Jetta e Fluence seguem nas respectivas posições seguintes. O Renault e o Volkswagen são os que travam a disputa mais acirrada e se ultrapassaram várias vezes ao longo do ano. A novidade ficou por conta do Focus, que superou o Linea e abocanhou o quinto lugar.
As duas únicas peruas compactas do mercado travam uma batalha particular. A dupla SpaceFox/SpaceCross, da Volkswagen, mantém vantagem tranquila à frente da Fiat Palio Weekend, tanto no mês quanto no acumulado do ano.
A Spin voltou a liderar o segmento dos monovolumes, ficando à frente do Fit. A Idea permanece no terceiro degrau do pódio. Bem atrás dastrês primeiras, a dupla AirCross/C3 Picasso continua à frente da Livina.
Como de praxe, nada muda no segmento das picapes compactas. A Fiat Strada permanece na liderança, com ampla vantagem sobre a Volkswagen Saveiro, que por sua vez mantém distância confortável da Chevrolet Montana.
Entre as picapes grandes, S10 e Hilux continuam nas duas primeiras posições. Demonstrando vitalidade, a Ranger voltou a terminar o mês no terceiro lugar, à frente da Amarok. L200 e Frontier vêm em seguida, na ordem.
O EcoSport, outro líder tradicional, ficou mais uma vez com o primeiro lugar entre os SUVs, enquanto o Duster foi vice. Em um pelotão bem afastado do Ford e do Renault, vêm Tucson, Pajero e CR-V, na ordem.
No ranking de marcas poucas novidades. Além da retomada do segundo lugar pela Volkswagen, as únicas mudanças ficaram por conta da Citroën, que ultrapassou a irmã Peugeot, e da Chery, que superou a Audi. Confira a tabela completa abaixo:
1º | FIAT | 63.207 | 21,50% |
2º | VW | 55.940 | 19,03% |
3º | GM | 50.683 | 17,24% |
4º | FORD | 28.437 | 9,67% |
5º | RENAULT | 20.625 | 7,02% |
6º | HYUNDAI | 16.752 | 5,70% |
7º | TOYOTA | 14.774 | 5,03% |
8º | HONDA | 9.908 | 3,37% |
9º | NISSAN | 7.170 | 2,44% |
10º | CITROEN | 5.278 | 1,80% |
11º | PEUGEOT | 4.797 | 1,63% |
12º | MITSUBISHI | 4.706 | 1,60% |
13º | KIA | 2.173 | 0,74% |
14º | BMW | 1.437 | 0,49% |
15º | JAC | 1.221 | 0,42% |
16º | MERCEDES-BENZ | 978 | 0,33% |
17º | LAND ROVER | 918 | 0,31% |
18º | CHERY | 816 | 0,28% |
19º | AUDI | 653 | 0,22% |
20º | SUZUKI | 459 | 0,16% |
Fotos | Volkswagen, Chevrolet, Fiat e Ford/Divulgação