As expectativas de fabricantes e revendedores acerca das vendas em outubro eram elevadas. Afinal, seria o último mês de IPI reduzido, estimulando o consumidor. Na última quinzena, o governo federal anunciou a prorrogação da medida até o final de 2012, mas ainda assim o mercado de automóveis cresceu, com 326.917 emplacamentos. O número representa aumento de 17,77 % em relação a setembro e 23,94% em comparação ao mesmo período de 2011. No acumulado, 2012 já registra alta de 7,27 % em comparação ao ano passado, indicando um fechamento recorde em dezembro.
Assim como nos últimos meses, a Fiat ficou com a liderança de vendas entre as marcas, mas o veículo mais vendido foi o Gol, com o Uno em segundo lugar. O segmento de hatches compactos segue com Palio, Fox/CrossFox, Celta, Sandero, Fiesta Rocam e Ka nas posições seguintes, na ordem.
Entre os sedãs de entrada, o Siena segue na primeira posição, seguido respectivamente por Voyage, Corsa Classic, Cobalt, Logan e Fiesta Rocam. O Prisma, que em setembro estava na quinta posição, foi ultrapassado pelos rivais da Renault e da Ford, fechando outubro no sétimo lugar.
O segmento dos hatches médios foi o mais disputado do mês de outubro: os concorrentes ficaram colados uns nos outros, com uma diferença de apenas 230 emplacamentos entre o primeiro e o quinto colocado. O líder, no caso, continua sendo o Ford Focus, enquanto o segundo lugar ficou com o Peugeot 308, sendo que módicas 26 unidades separaram os dois veículos. Trata-se do melhor resultado do modelo francês desde o lançamento no mercado brasileiro. Fechando o pódio, vem o Hyundai i30. Outra surpresa ficou por conta do Cruze Sport6, que ultrapassou o Golf e ficou com a quarta posição. O modelo da Chevrolet vinha apresentando crescimento no primeiro semestre e chegou a ser o vice da categoria em junho, mas perdeu fôlego nos meses seguintes. Considerando a pequena diferença que separa os cinco veículos citados, será que os novatos irão superar os veteranos no futuro? O sexto colocado é o Bravo, mas o modelo da Fiat vem mais atrás.
Entre os sedãs médios, Civic e Corolla continuam se alternando na ponta. Em outubro, o modelo da Honda levou a melhor, superando o Toyota. O Cruze segue estável no terceiro lugar. O Fluence subiu e passou a ocupar a quarta posição. Outro que avançou foi o Focus, quinto colocado do segmento. Prejudicado pelo sistema de cotas de importação do México, o Jetta caiu para sexto.
A Volkswagen SpaceFox continua liderando entre as peruas, enquanto a Fiat Palio Weekend permanece na segunda posição. As duas disputam praticamente sozinhas, pois a já descontinuada Renault Grand Tour, que segue na terceira posição, emplacou apenas 545 unidades em outubro.
Após perder a posição para a Spin em setembro, o Honda Fit reassumiu a ponta em outubro, deixando a rival da Chevrolet com a vice-liderança. A categoria das minivans familiares prossegue com Idea, Livina e C3 Picasso nas respectivas posições seguintes.
O EcoSport voltou à liderança dos SUVs. O veículo da Ford vinha crescendo desde o lançamento da segunda geração e superou o concorrente Duster por uma diferença significativa de 1.654 unidades em outubro. O Hyundai Tucson se manteve na terceira colocação e o Mitsubishi Pajero assumiu o quarto lugar.
Entre as picapes compactas, nenhuma novidade. A Fiat Strada continua liderando por ampla margem, mantendo uma distância confortável da Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, que ficaram com as respectivas posições seguintes.
Outra líder tradicional é a Chevrolet S10, que voltou a se manter à frente da vice Toyota Hilux em outubro. Destaque para a Ranger: alguns meses após a chegada da nova geração, a caminhonete da Ford deu um salto e subiu no pódio, assumindo o terceiro lugar. Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier seguem nas respectivas posições seguintes.
Em relação ao mês de setembro, o ranking de marcas permanece sem alterações da primeira à 13ª posição. Na parte de baixo da tabela, nota-se uma curiosa troca de posições entre empresas chinesas e alemãs: JAC e Chery caíram, enquanto Mercedes-Benz e BMW subiram. O 20º lugar, que era da Hafei, passou a ser ocupado pela Audi.
1º | FIAT | 80.797 | 24,71% |
2º | VW | 70.562 | 21,58% |
3º | GM | 54.065 | 16,54% |
4º | FORD | 29.936 | 9,16% |
5º | RENAULT | 21.201 | 6,49% |
6º | HONDA | 13.211 | 4,04% |
7º | TOYOTA | 12.594 | 3,85% |
8º | HYUNDAI | 10.480 | 3,21% |
9º | CITROEN | 6.970 | 2,13% |
10º | PEUGEOT | 6.199 | 1,90% |
11º | MITSUBISHI | 5.290 | 1,62% |
12º | NISSAN | 4.451 | 1,36% |
13º | KIA | 3.049 | 0,93% |
14º | MERCEDES-BENZ | 1.012 | 0,31% |
15º | JAC | 964 | 0,29% |
16º | BMW | 832 | 0,25% |
17º | CHERY | 724 | 0,22% |
18º | LAND ROVER | 678 | 0,21% |
19º | SUZUKI | 630 | 0,19% |
20º | AUDI | 485 | 0,15% |
Fotos: Volkswagen, Fiat, Peugeot, Ford e Chevrolet/Divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter