Gol voltou a ser o carro mais vendido, mas foi fortemente ameaçado pelo Palio; Fiat foi novamente a marca mais vendida, mas a Volkswagen recuperou a segunda posição, graças em parte ao crescimento dos emplacamentos do up!
Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos
Depois de algum tempo ausente, o balanço mensal do mercado de automóveis está de volta ao Autos Segredos. Maio chegou ao fim com 277.924 automóveis e comerciais leves emplacados, número que aponta queda de 0,65% em relação a março. Se a comparação for com o mesmo período do ano passado, a retração é mais acentuada, na ordem de 7,54%. De janeiro a maio deste ano, a tendência é de diminuição expressiva: as vendas do setor estão 5,19% menores que nos cinco primeiros meses de 2013. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O Gol, habitual primeiro colocado em vendas, se manteve na liderança, mas foi perseguido de muito perto pelo vice-líder geral o Palio: Apenas 278 unidades separaram os dois modelos. Dois outros hatches, Onix e Fiesta, seguem na ordem. Mesmo perto de ser substituído por um modelo reprojetado, o Sandero mostrou fôlego surpreendente e fechou o mês com a quinta posição geral. O HB20 foi o sexto. Daí para frente, considerando apenas o segmento de compactos, vêm na ordem Fox e Uno. Abril, aliás, não foi bom para o popular da Fiat, que registrou um dos piores desempenhos comerciais desde a chegada da atual geração. O up!, que vem crescendo mês a mês, abocanhou a nona posição da categoria e a 12ª no ranking geral. Por fim, mais atrás, vem o Celta.
Entre os sedãs compactos, o Siena continua dominando o mercado. O Prisma, que havia assumido a vice-liderança em abril, voltou à terceira colocação, pois foi novamente superado pelo Voyage. As posições seguintes ficaram, na ordem, com HB20S, Classic, Logan e Cobalt.
O Focus de nova geração, que foi o hatch médio mais vendido do país durante os últimos meses, foi ultrapassado pelo veterano Cruze Sport6, por uma diferença mínima de 58 unidades. No acumulado do ano, porém, o Ford mantém uma vantagem relativamente folgada para o Chevrolet. O Golf, que ficou com a terceira posição. Em uma espécie de segundo pelotão, com vendas muitíssimo abaixo dos três primeiros, vêm 308, Bravo e i30, respectivamente.
Após uma longa temporada, o Honda Civic desceu do alto do pódio de seu segmento em maio. O arquirrival Corolla, que ganhou uma nova geração há pouco, assumiu a liderança. A ultrapassagem, contudo, foi apertada: a diferença entre os dois japoneses durante o mês foi de apenas 39 unidades. O terceiro degrau do pódio ficou com o Chevrolet Cruze. Outro nipônico, o Sentra, ficou com o quarto lugar, seguido de muito perto pelo Focus Sedan. O sexto colocado foi o C4 Lounge. Jetta e Fluence ficaram com as respectivas posições seguintes.
As duas últimas peruas do mercado brasileiro seguem travando um solitário duelo. Em maio, a Palio Weekend venceu. Fazia tempo que station da Fiat não conseguia superar a rival SpaceFox, da Volkswagen, que vinha se mantendo há vários meses na liderança.
Na categoria dos monovolumes, o Fit, que recentemente ganhou uma nova geração, se manteve na ponta. A Spin, contudo, se manteve próxima e emplacou somente 68 unidades a menos que o líder. No terceiro lugar do pódio, porém bem atrás dos dois primeiros, vem a Idea. As demais posições ficaram com as duplas C3 Air Cross/Picasso e Livina/Grand Livina.
O Ford EcoSport segue na liderança da categoria dos SUVs, ao passo que o Renault Duster se mantém na segunda posição. O ultrapassado Hyundai Tucson foi o terceiro colocado e superou, por meras 57 unidades o irmão mais novo ix35.
Entre as picapes compactas, a Strada continua líder por larga margem. Porém, a Saveiro, embora permaneça muito atrás, obteve um dos resultados mais expressivos de sua carreira e somou mais de 7 mil emplacamentos. A Montana foi, mais uma vez, a terceira colocada.
Tudo segue como antes no pódio do segmento de picapes grandes. As primeiras posições ficaram, respectivamente, com S10, Hilux e Ranger. Curiosamente, Amarok e L200 compartilharam o quarto lugar: ambas somaram 1.726 vendas durante o mês. A Frontier foi a sexta colocada.
No ranking de marcas, a Fiat segue soberana na ponta. A a Volkswagen, porém, conseguiu ultrapassar a Chevrolet, que havia assumido a vice-líderança nos meses anteriores. A Ford segue tranquila no quarto lugar. A briga mais ferrenha é travada pela Renault e a Hyundai, que desde o ano passado se alternam na quinta posição. Em maio, a competidora francesa levou a melhor. Destaque para a Audi, que no ano passado era a menos vendida entre as três fabricantes alemãs premium e fechou maio na frente das conterrâneas.
1º | FIAT | 55.949 | 20,13% |
2º | VW | 50.135 | 18,04% |
3º | GM | 48.907 | 17,60% |
4º | FORD | 24.377 | 8,77% |
5º | RENAULT | 21.647 | 7,79% |
6º | HYUNDAI | 19.618 | 7,06% |
7º | TOYOTA | 16.629 | 5,98% |
8º | HONDA | 10.725 | 3,86% |
9º | NISSAN | 5.351 | 1,93% |
10º | MITSUBISHI | 5.091 | 1,83% |
11º | CITROEN | 4.881 | 1,76% |
12º | PEUGEOT | 3.641 | 1,31% |
13º | KIA | 1.961 | 0,71% |
14º | AUDI | 1.307 | 0,47% |
15º | MERCEDES-BENZ | 1.286 | 0,46% |
16º | BMW | 1.202 | 0,43% |
17º | JAC | 795 | 0,29% |
18º | LAND ROVER | 705 | 0,25% |
19º | CHERY | 679 | 0,24% |
20º | SUZUKI | 527 | 0,19% |
Fotos | Volkswagen/Divulgação, Fiat/Divulgação, Toyota/Divulgação, Ford/Divulgação e Chevrolet/Divulgação