Gol voltou a ser o carro mais vendido, mas foi fortemente ameaçado pelo Palio; Fiat foi novamente a marca mais vendida, mas a Volkswagen recuperou a segunda posição, graças em parte ao crescimento dos emplacamentos do up!

UP! 2P IMOTION (5)Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos

Depois de algum tempo ausente, o balanço mensal do mercado de automóveis está de volta ao Autos Segredos. Maio chegou ao fim com 277.924 automóveis e comerciais leves emplacados, número que aponta queda de 0,65% em relação a março. Se a comparação for com o mesmo período do ano passado, a retração é mais acentuada, na ordem de 7,54%. De janeiro a maio deste ano, a tendência é de diminuição expressiva: as vendas do setor estão 5,19% menores que nos cinco primeiros meses de 2013. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O Gol, habitual primeiro colocado em vendas, se manteve na liderança, mas foi perseguido de muito perto pelo vice-líder geral o Palio: Apenas 278 unidades separaram os dois modelos. Dois outros hatches, Onix e Fiesta, seguem na ordem. Mesmo perto de ser substituído por um modelo reprojetado, o Sandero mostrou fôlego surpreendente e fechou o mês com a quinta posição geral. O HB20 foi o sexto. Daí para frente, considerando apenas o segmento de compactos, vêm na ordem Fox e Uno. Abril, aliás, não foi bom para o popular da Fiat, que registrou um dos piores desempenhos comerciais desde a chegada da atual geração. O up!, que vem crescendo mês a mês, abocanhou a nona posição da categoria e a 12ª no ranking geral. Por fim, mais atrás, vem o Celta.

palio_way_0006Entre os sedãs compactos, o Siena continua dominando o mercado. O Prisma, que havia assumido a vice-liderança em abril, voltou à terceira colocação, pois foi novamente superado pelo Voyage. As posições seguintes ficaram, na ordem, com HB20S, Classic, Logan e Cobalt.

O Focus de nova geração, que foi o hatch médio mais vendido do país durante os últimos meses, foi ultrapassado pelo veterano Cruze Sport6, por uma diferença mínima de 58 unidades. No acumulado do ano, porém, o Ford mantém uma vantagem relativamente folgada para o Chevrolet.  O Golf, que ficou com a terceira posição. Em uma espécie de segundo pelotão, com vendas muitíssimo abaixo dos três primeiros, vêm 308, Bravo e i30, respectivamente.

novo_toyota_corolla_2015Após uma longa temporada, o Honda Civic desceu do alto do pódio de seu segmento em maio. O arquirrival Corolla, que ganhou uma nova geração há pouco, assumiu a liderança. A ultrapassagem, contudo, foi apertada: a diferença entre os dois japoneses durante o mês foi de apenas 39 unidades. O terceiro degrau do pódio ficou com o Chevrolet Cruze. Outro nipônico, o Sentra, ficou com o quarto lugar, seguido de muito perto pelo Focus Sedan. O sexto colocado foi o C4 Lounge. Jetta e Fluence ficaram com as respectivas posições seguintes.

As duas últimas peruas do mercado brasileiro seguem travando um solitário duelo. Em maio, a Palio Weekend venceu. Fazia tempo que station da Fiat não conseguia superar a rival SpaceFox, da Volkswagen, que vinha se mantendo há vários meses na liderança.

tabelavendas

Na categoria dos monovolumes, o Fit, que recentemente ganhou uma nova geração, se manteve na ponta. A Spin, contudo, se manteve próxima e emplacou somente 68 unidades a menos que o líder. No terceiro lugar do pódio, porém bem atrás dos dois primeiros, vem a Idea. As demais posições ficaram com as duplas C3 Air Cross/Picasso e Livina/Grand Livina.

Ford-EcoSport4WDO Ford EcoSport segue na liderança da categoria dos SUVs, ao passo que o Renault Duster se mantém na segunda posição. O ultrapassado Hyundai Tucson foi o terceiro colocado e superou, por meras 57 unidades o irmão mais novo ix35.

Entre as picapes compactas, a Strada continua líder por larga margem. Porém, a Saveiro, embora permaneça muito atrás, obteve um dos resultados mais expressivos de sua carreira e somou mais de 7 mil emplacamentos. A Montana foi, mais uma vez, a terceira colocada.

Nova S10 4x4 Diesel Cabine Dupla LTZTudo segue como antes no pódio do segmento de picapes grandes. As primeiras posições ficaram, respectivamente, com S10, Hilux e Ranger. Curiosamente, Amarok e L200 compartilharam o quarto lugar: ambas somaram 1.726 vendas durante o mês. A Frontier foi a sexta colocada.

No ranking de marcas, a Fiat segue soberana na ponta. A a Volkswagen, porém, conseguiu ultrapassar a Chevrolet, que havia assumido a vice-líderança nos meses  anteriores. A Ford segue tranquila no quarto lugar. A briga mais ferrenha é travada pela Renault e a Hyundai, que desde o ano passado se alternam na quinta posição. Em maio, a competidora francesa levou a melhor. Destaque para a Audi, que no ano passado era a menos vendida entre as três fabricantes alemãs premium e fechou maio na frente das conterrâneas.

FIAT 55.949 20,13%
VW 50.135 18,04%
GM 48.907 17,60%
FORD 24.377 8,77%
RENAULT 21.647 7,79%
HYUNDAI 19.618 7,06%
TOYOTA 16.629 5,98%
HONDA 10.725 3,86%
NISSAN 5.351 1,93%
10º MITSUBISHI 5.091 1,83%
11º CITROEN 4.881 1,76%
12º PEUGEOT 3.641 1,31%
13º KIA 1.961 0,71%
14º AUDI 1.307 0,47%
15º MERCEDES-BENZ 1.286 0,46%
16º BMW 1.202 0,43%
17º JAC 795 0,29%
18º LAND ROVER 705 0,25%
19º CHERY 679 0,24%
20º SUZUKI 527 0,19%

Fotos | Volkswagen/Divulgação, Fiat/Divulgação, Toyota/Divulgação, Ford/Divulgação e Chevrolet/Divulgação