O Gol continua sendo o automóvel mais vendido do país, com o Uno em vice. O Palio sustentou o terceiro lugar, à frente da dupla Fox/CrossFox. O Fiesta, ajudado pela chegada da nova geração, continua em alta e fechou o mês na quinta colocação. O Onix, por sua vez, voltou a superar o HB20, que ficou fora das 10 primeiras posições no ranking geral de junho. O Sandero é o oitavo.
O Focus parece sentir os efeitos da substituição iminente por uma nova geração e voltou a ser superado pelo Cruze Sport6 no resultado mensal, embora tenha mantido a liderança por margem mínima na soma acumulada até o fim de juno. No segundo pelotão, muito atrás dos dois líderes, parece ocorrer um efeito semelhante: o Golf, outro que está prestes a ser totalmente reformulado, foi ultrapassado pelo 308 e pelo Bravo. O Peugeot conseguiu uma vantagem confortável, mas a diferença em relação ao Fiat foi apertada, de apenas 12 veículos. O lanterna da categoria continua sendo o i30.
Nenhuma novidade no atualmente pequeno segmento de peruas compactas. A dupla alemã SpaceCross/SpaceFox permanece à frente da rival italiana Palio Weekend, por pequena diferença tanto no cálculo mensal quanto no acumulado.
O Honda Fit, que havia sido desbancado pela Chevrolet Spin no último mês, reagiu e recuperou o primeiro lugar entre os monovolumes. Mais atrás, a dupla Citroën C3 Picasso/AirCross permanece à frente do Nissan Livina.
As picapes médias também não tendem apresentar grandes mudanças no ranking de vendas ao longo dos meses e o resultado é o mesmo de maio: a S10 segue líder, com a Hilux em vice. No terceiro lugar, porém houve mudança, com a L200 ultrapassando a Amarok. A Frontier também avançou e abocanhou a quinta posição, superando a Ranger.
No ranking de marcas, a novidade ficou por conta da Volkswagen, que reagiu e recuperou a segunda posição, tomada pela Chevrolet em maio. A Fiat manteve a liderança, enquanto a Ford continua estável no quarto lugar. Logo abaixo, Renault e Hyundai protagonizam um duelo acirradíssimo pelo quinto lugar, com sucessivas inversões. Após ser superada pela marca coreana no último mês, a francesa voltou a levar vantagem em junho. Confira a listagem completa abaixo:
1º | FIAT | 63.847 | 21,08% |
2º | VW | 58.749 | 19,40% |
3º | GM | 55.484 | 18,32% |
4º | FORD | 28.728 | 9,48% |
5º | RENAULT | 20.018 | 6,61% |
6º | HYUNDAI | 15.887 | 5,25% |
7º | TOYOTA | 14.775 | 4,88% |
8º | HONDA | 12.434 | 4,11% |
9º | NISSAN | 5.722 | 1,89% |
10º | MITSUBISHI | 5.319 | 1,76% |
11º | PEUGEOT | 5.307 | 1,75% |
12º | CITROEN | 5.091 | 1,68% |
13º | KIA | 2.625 | 0,87% |
14º | BMW | 1.280 | 0,42% |
15º | JAC | 1.225 | 0,40% |
16º | LAND ROVER | 1.020 | 0,34% |
17º | MERCEDES-BENZ | 956 | 0,32% |
18º | CHERY | 609 | 0,20% |
19º | SUZUKI | 522 | 0,17% |
20º | AUDI | 498 | 0,16% |
Fotos | Chevrolet/Divulgação, Reginaldo Manente/Ford/Divulgação, Honda/Divulgação, Volkswagen/Divulgação, Studio Cerri/Fiat/Divulgação