As vendas de carros explodiram após a redução do IPI. A indústria do setor viveu o melhor julho da história o segundo melhor mês em vendas de todos os tempos no país, com o número histórico de 340.611 unidades emplacadas. Em relação a maio, houve alta de nada menos que 24,2%. Contudo, O resultado acumulado do primeiro semestre aponta redução de 7,1% em comparação ao mesmo período de 2011, devido às sucessivas baixas registradas no restante do ano. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O Focus repetiu o resultado do mês passado e voltou a ficar na ponta entre os hatches médios. A surpresa é o novato Cruze Sport6, que assumiu a vice liderança, deixando o Hyundai i30 com a terceira colocação. Em queda, o modelo sul-coreano já é ameaçado pelo velho Volkswagen Golf, que emplacou míseras 26 unidades a menor que o rival. Nissan Tiida e Peugeot 308 ficaram com as respectivas posições seguintes.
Os monovolumes foram liderados mais uma vez pelo Honda Fit, com o Fiat Idea em vice. A novidade é a Nissan Livina ocupando a terceira posição, que pertenceu à Chevrolet Meriva no mês passado. Em vias de sair de cena para dar lugar à Spin, o modelo da marca norte-americana dá seus últimos suspiros no mercado.
A ponta do segmento dos SUVs voltou a ficar com o Renault Duster. Mesmo prestes a ser substituído por uma nova geração, o Ford EcoSport continuou na segunda colocação. O terceiro lugar ficou com o Mitsubishi Pajero.
Outra líder tradicional é a S10, que segue no topo entre as picapes pesadas. Toyota Hilux e Mitsubishi L200 vêm logo atrás. A novidade ficou por conta da Volkswagen Amarok, que conseguiu ultrapassar a Nissan Frontier por uma apertada diferença de 106 unidades. A Ford Ranger despencou para a sexta colocação, devido à chegada da nova geração.
No ranking de marcas, além da já citada troca de posições entre Volks e GM, também se destacaram as francesas Peugeot e Citroën, que tomaram mercado das asiáticas Hyundai e Mitsubishi. Na parte de baixo da tabela, Mercedes-Benz e BMW também avançaram posições.
1º | FIAT | 75.247 | 22,09% |
2º | VW | 71.508 | 20,99% |
3º | GM | 57.584 | 16,90% |
4º | FORD | 33.723 | 9,90% |
5º | RENAULT | 24.245 | 7,12% |
6º | HONDA | 15.027 | 4,41% |
7º | NISSAN | 13.277 | 3,90% |
8º | TOYOTA | 10.063 | 2,95% |
9º | PEUGEOT | 7.453 | 2,19% |
10º | CITROEN | 7.323 | 2,15% |
11º | HYUNDAI | 6.867 | 2,02% |
12º | MITSUBISHI | 5.582 | 1,64% |
13º | KIA | 3.891 | 1,14% |
14º | JAC | 1.733 | 0,51% |
15º | CHERY | 1.147 | 0,34% |
16º | MERCEDES-BENZ | 921 | 0,27% |
17º | HAFEI | 773 | 0,23% |
18º | BMW | 634 | 0,19% |
19º | LAND ROVER | 607 | 0,18% |
20º | SUZUKI | 485 | 0,14% |
Fotos: Volkswagen, Fiat e Chevrolet/Divulgação