Nossos leitores devem ter sentido falta do balanço de vendas de julho. Pedimos desculpas pelo atraso, que foi ocasionado por falta de tempo e compromissos nesta semana. Hoje estamos publicando os números de mercado divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que não apresentaram grandes surpresas. Pelo quinto mês consecutivo, o Gol foi o carro mais vendido do país, enquanto a Fiat se mantém na ponta entre os fabricantes há seis meses.
O Celta vem em sequência, enquanto Fox foi o quarto colocado entre os hatches. O destaque foi o Sandero, que teve crescimento considerável em vendas. Entre os sedãs compactos, uma novidade: o Voyage superou o Siena, ainda que o modelo da Fiat mantenha grande distância no acumulado. A liderança da categoria, como sempre, ficou com o Corsa.
A JAC Motors continua sendo a marca chinesa que mais vende no país, com a Chery uma posição atrás. O estreante QQ vendeu bem em julho (mais que o J3) e em breve deverá começar a figurar em posições mais altas na tabela.
O segmento de sedãs médios está quase igual ao mês de junho. Na ordem, os mais vendidos são Corolla, Cerato, Civic, Linea e Jetta. O modelo da Kia está se mostrando um fenômeno mercadológico, enquanto o estreante da VW caiu uma colocação.
Poucas mudanças também entre os hatches médios. O Hyundai i30 continua firme na ponta, com o veterano Astra em segundo e o Focus em terceiro. O Bravo, que havia vendido mais que o Golf em junho, terminar o mês passado atrás do rival, por uma margem mínima e exata de 20 unidades.
Com poucos representantes atualmente, a categoria das peruas foi dominada pela Palio Weekend, com a SpaceFox na vice-liderança. Outro modelo da Fiat, o Idea, foi o mais vendido entre os monovolumes. Fit e Meriva vieram logo depois.
No ranking das marcas mais vendidas, Honda, Toyota e Peugeot registraram alta em relação a junho, enquanto Kia e Citroën perderam posições. A Suzuki, que havia sido ultrapassada pela Volvo, se recuperou e voltou ao último lugar da classificação.
1º | FIAT | 67.366 | 23,40% |
2º | VW | 58.842 | 20,44% |
3º | GM | 51.598 | 17,92% |
4º | FORD | 26.269 | 9,12% |
5º | RENAULT | 16.237 | 5,64% |
6º | HYUNDAI | 9.254 | 3,21% |
7º | PEUGEOT | 7.367 | 2,56% |
8º | TOYOTA | 7.214 | 2,51% |
9º | CITROEN | 7.025 | 2,44% |
10º | HONDA | 6.728 | 2,34% |
11º | KIA | 6.447 | 2,24% |
12º | NISSAN | 4.822 | 1,67% |
13º | MITSUBISHI | 4.236 | 1,47% |
14º | JAC | 2.702 | 0,94% |
15º | CHERY | 2.430 | 0,84% |
16º | HAFEI | 1.748 | 0,61% |
17º | MERCEDES-BENZ | 1.580 | 0,55% |
18º | BMW | 1.058 | 0,37% |
19º | LAND ROVER | 779 | 0,27% |
20º | SUZUKI | 520 | 0,18% |
Fotos | Volkswagen e Renault/Divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter