Vendas de veículos voltam a registrar queda, tanto na comparação a julho quanto em relação ao mesmo período do ano passado

palio_way_0002

Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos

O ano de 2014, definitivamente, não está fácil para o setor automotivo. Em agosto, as vendas de automóveis e comerciais leves voltaram a registrar queda. Com 259.152 veículos emplacados, o mês registrou queda de 7,38% em relação ao mês anterior e de nada menos que 17,12% em comparação ao mesmo período de 2013. O resultado frustra as expectativas da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que, em comunicado divulgado em julho , previa que o mercado voltasse a crescer ao longo do segundo semestre. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O ranking de marcas foi novamente liderado pela Fiat. A Volkswagen retomou a segunda posição, que no mês passado havia sido perdida para a Chevrolet. A quarta colocação ficou com a Ford. No quinto lugar, aparece a Renault, que voltou a ultrapassar a Hyundai.

FIAT 56.185 21,68%
VW 48.431 18,69%
GM 38.790 14,97%
FORD 22.586 8,72%
RENAULT 19.139 7,39%
HYUNDAI 18.314 7,07%
TOYOTA 16.690 6,44%
HONDA 11.237 4,34%
NISSAN 5.968 2,30%
10º MITSUBISHI 4.656 1,80%
11º CITROEN 3.944 1,52%
12º PEUGEOT 2.744 1,06%
13º KIA 1.930 0,74%
14º BMW 1.178 0,45%
15º MERCEDES-BENZ 1.126 0,43%
16º AUDI 889 0,34%
17º LAND ROVER 799 0,31%
18º CHERY 776 0,30%
19º JAC 685 0,26%
20º SUZUKI 488 0,19%

Quem se deu bem nesse mês desanimador em termos mercadológicos foi o Palio, que voltou a ficar à frente do Gol, porém por uma diferença menor, de apenas 107 unidades. Vale lembrar que o modelo da Fiat tem duas gerações à venda, enquanto o Volkswagen conta com apenas uma. O Uno, porém, recuperou-se e voltou à terceira colocação. O quarto colocado foi o Chevrolet Onix. Hyundai HB20 e Ford Fiesta foram o quinto e o sexto, na ordem, da listagem geral. Considerando apenas os hatches compactos, as posições seguintes ficara, respectivamente, com Fox/CrossFox, Sandero, up! E Etios.

Gol-Rallye-Vermelho-Opera

Na categoria de sedãs compactos, a liderança permanece com o Siena. O Voyage continua na segunda posição, mas foi seguido de perto pelo Onix: em agosto, o Volkswagen emplacou apenas 126 veículos a mais que o Chevrolet. HB20S, Classic, Logan, Cobalt e Etios vêm nas respectivas colocações seguintes.

mais_emplacados_agosto

Entre os hatches médios, o Ford Focus segue dominando o mercado, à frente do Volkswagen Golf. O Chevrolet Cruze Sport6, por sua vez, permanece na terceira posição. Quem surpreendeu foi o Hyundai i30, que conseguiu chegar ao quarto lugar do segmento.

novo_toyota_corolla_2015

O Toyota Corolla liderou novamente a categoria de sedãs médios, seguido pelo Honda Civic. O Chevrolet Cruze fecha o pódio. A quarta posição ficou com o Nissan Sentra, que superou o Volkswagen Jetta por apenas 187 unidades. O modelo da marca alemã ainda foi ameaçado pelo Ford Focus Sedan, que, por sua vez, vendeu apenas 84 veículos a menos. Renault Fluence e Citroën C4 Lounge seguem na ordem.

Nenhuma novidade para as duas únicas remanescentes do segmento de peruas compactas do mercado brasileiro. A Fiat Weekend (que abandonou o nome Palio recentemente) segue na frente da Volkswagen SpaceFox/SpaceCross.

Novo Honda Fit

Entre os monovolumes, também não houve mudanças. O Honda Fit não apenas segue na primeira posição, como ainda ampliou a diferença para a vice Chevrolet Spin. Mais atrás, vem a Fiat Idea, terceira colocada da categoria. O quarto ligar é da dupla C3 AirDream/AirCross, da Citroën.

O EcoSport, por sua vez, continua dominando o segmento de SUVs compactos, enquanto o Renault Duster é o segundo colocado da categoria. Np terceiro lugar, o velho Tucson mostra fôlego, permanecendo à frente, inclusive, de seu irmão mais novo ix35.

Tradicionalmente o segmento que menos apresenta mudanças, o de picapes leves registrou mais um mês de domínio da Fiat Strada, seguida pela Volkswagen Saveiro. O terceiro lugar, como de praxe, ficou com a Chevrolet Montana.

ss10w

Outra líder tradicional é a S10, que fechou mais um mês como a mais vendida entre as picapes grandes. O pódio foi completado pela Toyota Hilux e pela Ford Ranger, nas duas posições seguintes. Depois, vêm na ordem Mitsubishi L200, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier.

Fotos | Fiat, Toyota, Honda e Chevrolet/Divulgação