O fim de 2011 veio acompanhado da quebra do recorde de vendas do setor automotivo, fato que parece estar se tornando tradição no Brasil.  Desde 2007, os emplacamentos batem recordes sucessivos, ano após ano. Foram 3.406.150 unidades comercializadas, o que constitui aumento de 0,7% em relação a 2010. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O mais vendido durante o mês de dezembro foi o Fiat Uno, que desbancou o VW Gol por uma diferença mínima de 32 unidades. O hatch da marca germânica, porém, terminou o ano à frente do rival, com quase 10 mil veículos de vantagem. O terceiro colocado é o Chevrolet Celta, tanto em dezembro quanto no resultado acumulado.

Entre os hatches compactos, o Fiat Palio ocupa a quarta posição no ranking mensal, ultrapassando a dupla Fox/CrossFox e demonstrando vitalidade após a estreia da nova geração. Porém, assim como aconteceu com Gol e Uno, o modelo da VW volta a assumir a ponta quando são computadas as vendas acumuladas ao longo do ano. Fiesta, Sandero, Agile e Ka seguem na ordem.

O Corsa continua na liderança do segmento de sdãs compactos. Em dezembro, a segunda posição voltou a ficar com o Voyage, que já havia ultrapassado o rival Siena nos meses anteriores. Nas vendas acumuladas, porém, a situação é inversa: graças à vantagem obtida sobretudo no primeiro semestre, o Fiat fechou 2011 à frente do VW. Prisma, Logan e Fiesta vêm mais para trás, tanto no ranking mensal quanto no anual.

Entre os sedãs médios, a liderança também foi tranquila. O Corolla fechou o mês e o ano na liderança absoluta da categoria. Porém, nas posições seguintes, o que se vê são resultados bem diferentes quando se compara as vendas de dezembro com as acumuladas. No último mês do ano, o vice foi o Chevrolet Cruze, seguido por Jetta e  Fluence. Porém, o resultado final de 2011 deixa o Civic na segunda colocação, com Cerato e Jetta atrás, na ordem. Nas duas circunstâncias, o quinto colocado é o Linea. As diferenças  são reflexo da grande quantidade de novidades que chegaram ao segmento em 2011.

O Hyundai i30 retomou a liderança do segmento de hatches médios, que nos últimos meses havia sido perdida para o Focus. O modelo da Ford ficou em vice. As posições seguintes foram ocupadas por Golf, Bravo e Tiida, na ordem.  No resultado geral de 2011, os modelos da Hyundai e da Ford mantiveram as respectivas primeiras colocações. O terceiro lugar ficou com Astra, que saiu de linha no segundo semestre. Os representantes da VW e da Fiat completaram o ranking.

Atualmente com poucos representantes, o segmento das peruas teve nova liderança em dezembro: o SpaceFox, que superou o Palio Weekend por uma pequena diferença de 13 unidades. Considerando as vendas de todo o ano de 2011, porém, a situação se inverte, com vantagem de mais de 2 mil exemplares para o veículo da Fiat. A Renault Megáne Grand Tour ficou com o terceiro posto, tanto no resultado mensal quanto no anual.

As vendas de picapes, consideradas comerciais leves pela Fenabrave, foram mais uma vez lideradas pela Strada, que emplacou 118.608 unidades ao longo de 2011. O número é tão expressivo que chega a superar o próprio Palio, que durante o mesmo período acumulou 105.794 exemplares comercializados. Saveiro e Montana vêm em seguida. As posições são as mesmas quando se considera apenas os resultados de dezembro. Entre as caminhonetes grandes, também não houve mudanças de colocações: tanto o ranking mensal quanto o anual mostram a S10 na liderança, seguida por Hilux e L200.

Os SUVs compactos, também considerados comerciais leves pela Fenabrave, foram liderados em dezembro pelo Duster, com EcoSport na segunda posição. Contudo, o acumulado do ano beneficiou o representante da Ford, que lidera por ampla margem. O Hyundai Tucson aparece sempre na terceira colocação.

FIAT 69.168 21,01%
VW 64.510 19,60%
GM 60.939 18,51%
FORD 28.372 8,62%
RENAULT 21.573 6,55%
TOYOTA 12.300 3,74%
NISSAN 11.710 3,56%
HYUNDAI 10.761 3,27%
CITROEN 7.797 2,37%
10º PEUGEOT 7.408 2,25%
11º MITSUBISHI 6.809 2,07%
12º HONDA 5.957 1,81%
13º KIA 4.990 1,52%
14º JAC 2.402 0,73%
15º CHERY 2.243 0,68%
16º BMW 1.696 0,52%
17º MERCEDES-BENZ 1.604 0,49%
18º HAFEI 1.442 0,44%
19º LAND ROVER 1.234 0,37%
20º SUZUKI 1.010 0,31%

Na classificação por marcas, a Fiat terminou o ano na liderança, com uma fatia de 22% do mercado nacional. A Hyundai, Kia, Hafei e Honda fecharam o último mês de 2011 em queda, bem abaixo do resultado acumulado. Com a Nissan ocorreu o efeito contrário: a marca ocupou em dezembro a sétima posição no ranking, bem acima do 12º lugar indicado pelo ranking anual, o que indica alta nas vendas na reta final. A Mitsubishi passou por situação semelhante, embora tenha dado um salto menor, de apenas duas colocações. Os demais fabricantes mantiveram seus postos ou apresentaram variação de apenas uma casa, para mais ou para menos. Compare as vendas em dezembro (tabela acima) com a soma final de 2011 (tabela abaixo).

FIAT 754.212 22,02%
VW 698.326 20,39%
GM 632.102 18,45%
FORD 313.990 9,17%
RENAULT 194.283 5,67%
HYUNDAI 114.861 3,35%
TOYOTA 99.200 2,90%
HONDA 92.8891 2,71%
CITROEN 90.027 2,63%
10º PEUGEOT 85.820 2,51%
11º KIA 77.193 2,25%
12º NISSAN 67.329 1,97%
13º MITSUBISHI 55.526 1,62%
14º JAC 23.747 0,69%
15º CHERY 21.682 0,63%
16º HAFEI 16.725 0,49%
17º MERCEDES-BENZ 15.654 0,46%
18º BMW 12.074 0,35%
19º LAND ROVER 8.185 0,24%
20º SUZUKI 7.381 0,22%

Fotos | Volkswagen/divulgação, Fiat/divulgação e Toyota/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter