Placa Mercosul deveria entrar em vigo em todo o país a partir de hoje (31/1), mas Minas Gerais não cumpriu determinação da Resolução 780/2019 que obrigava a implantação da placa
Placa Mercosul
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Em comunicado oficial divulgado pelo site do Detran-MG, o estado de Minas Gerais informa que postergará a implantação da Placa de Identificação Veicular (PIV) ou Placa Mercosul por 30 dias e renováveis por mais 30 dias. A Resolução 780/2019 do Contran determinava a implantação da nova placa em todo o país a partir de hoje (31/1). Porém, o estado não cumprirá a determinação.

Medidas para a implantação

De acordo com o comunicado oficial da Polícia Civil, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está adotando todas as providências necessárias para a implantação das Placas de Identificação Veicular (PIV) no modelo estabelecido pela Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

LEIA TAMBÉM

Mesmo com o prazo de implantação para o dia 31 de janeiro, o comunicado do Detran-MG informa que só começou o credenciamento e cadastramento de estampadoras e fabricantes de placas veiculares no dia 29 de janeiro com a publicação da Portaria nº 49/2020.

Ainda segundo órgão, as análises dos requerimentos de cadastramento ou credenciamento das Estampadoras, encaminhados por meio do sistema de credenciamento de empresas, no prazo máximo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.

Credenciamento

O Detran-MG ainda informa que depois da análise e aprovação dos requerimentos e vistorias, a lista de empresas credenciadas será publicada no Diário Oficial do Estado e poderá ser consultada em seu site.

Nova data será informada

A nova data para o início de emplacamento com o novo sistema, com quatro letras e três números será divulgada nos próximos dias, pelo portal do Detran-MG e redes sociais oficiais.

Placa antiga continua

Com a postergação da implantação da Placa Mercosul, o estado manterá o uso da placa atual com o sistema de três letras e quatro números.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.