[Latin NCAP] Tiguan ganha cinco estrelas; porta do Jetta se abre, mas sedã também leva nota máxima

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Latin NCAP avalia os Volkswagen Tiguan Allspace e Jetta que conquistaram cinco estrelas na proteção aos passageiros adultos e infantis. Porta do sedã se abriu na batida lateral

O instituto Latin NCAP divulgou nova bateria de testes, os agraciados dessa vez foram os Volkswagen Tiguan Allspace e o Jetta, ambos produzidos no México. Os dois conquistaram nota máxima na proteção aos passageiros adultos e infantis. Mas a nota o Jetta é curiosa já que a porta dianteira direita se abriu no teste de batida lateral. O Autos Segredos entrou em contato com o Latin NCAP para pedir um posicionamento do ocorrido, mas não recebemos resposta do instituto.

Tiguan Allspace

Nos testes de impacto frontal, o Tiguan Allspace ofereceu boa proteção à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro. Já os sistemas de retenção ofereceram proteção adequada ao tórax do motorista recebeu e boa proteção ao passageiro.

Tiguan Allspace
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Os joelhos do motorista e do passageiro ganharam boa proteção. A proteção para as tíbias do motorista foram apenas adequadas e para as do acompanhante foi de adequada para boa.

Com deformação insignificante, a área para os pés é estável oferecendo boa proteção. Segundo o Latin NCAP, a estrutura do habitáculo foi considerada estável.

Tiguan Allspace
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Impacto lateral

Em testes de impacto lateral, o Tiguan Allspace o veículo oferece boa proteção para cabeça, tórax, abdome e pelve. No impacto de batida em poste, os airbags laterais (corpo e cortina) ofereceram boa proteção para a cabeça e a pelve, mas para o abdome foi apenas adequada e ruim para o peito.

Tiguan Allspace
Foto | Latin NCAP/Divulgação

O controle de estabilidade foi testado e seu comportamento atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP.

Passageiros infantis

No Tiguan Allspace o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, proporcionando boa proteção no impacto frontal.

O dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio cumprindo seu papel de oferecer boa no impacto frontal.

Os dois dummies receberam boa proteção no impacto lateral. O SUV recebeu as maiores pontuações. De acordo com o relatório do Latin NCAP, todos os SRIs avaliados para a instalação foram aprovados.

Já a sinalização e instruções no veículo, em relação ao uso de SRIs, não atendem aos requisitos do Latin NCAP, uma vez que a sinalização ISOFIX não inclui o texto ISOFIX.  O desligamento do airbag do passageiro é padrão em todas as versões.

Também contribuíram para as cincos estrelas na proteção infantil o fato do SUV oferecer cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX com top tether nas duas posições traseiras laterais, como padrão.

Jetta
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Jetta

Também avaliado pelo Latin NCAP, o Volkswagen Jetta ofereceu boa proteção à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro em impacto frontal. Os sistemas de retenção proporcionaram proteção adequada ao tórax do motorista e boa ao passageiro.

Já os joelhos de ambos os passageiro dianteiros receberam boa proteção.  A proteção as tíbias do motorista tiveram proteção de adequada para boa e as do passageiro foram boas. O Jetta também ofereceu boa proteção para os pés já que a estrutura foi considerada estável e com deformação insignificante. No geral a estrutura do habitáculo foi considerada estável.

Jetta
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Em teste de impacto lateral, o Jetta proporcionou boa proteção para para cabeça, tórax, abdome e pelve. Porém, a porta dianteira direita se abriu durante o impacto.

Já na pancada que simula batida em poste, o sedã ofereceu boa proteção para a cabeça e a pelve, adequada para o abdome e marginal para o peito.

Assim como no Tiguan, o controle de estabilidade (ESC) foi testado e seu comportamento atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP.

Jetta
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Passageiro infantil

Instalado voltado para trás usando as ancoragens ISOFIX e pé de apoio, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos ofereceu boa proteção no impacto frontal. Já o dummy de um ano e meio também recebeu boa proteção do SRI no impacto frontal quando instalado voltado para trás, usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio.

Ambos também receberam boa proteção no impacto lateral. Todos os SRIs testados para a instalação foram aprovados. A sinalização e as instruções do veículo, em relação ao uso do SRI, atendem aos requisitos do Latin NCAP. É possível desativar o airbag do passageiro.

Ao oferecer cinto de segurança de três pontos em todas as posições como padrão que atende aos padrões técnicos internacionais, ISOFIX com top tether nas duas posições traseiras laterais como padrão garantiram as cinco estrelas ao sedã mexicano.

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