T-Cross
Foto | Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou nova bateria de teses e dois modelos fabricados e vendidos no Brasil passaram pelo crivo do instituto. O Volkswagen T-Cross conseguiu cinco estrelas na proteção aos passageiros adultos e infantis. Já o Toyota Yaris levou quatro estrelas na proteção aos ocupantes adultos e crianças.


T-Cross

Fabricado no Paraná e construído a partir da plataforma MQB, o SUV compacto repete a boa pontuação dos irmãos Polo e Virtus. No teste de impacto frontal, de acordo com o instituto, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro da frente foi boa.

A proteção ao peito do motorista foi adequada e a do passageiro boa, graças aos sistemas de retenção. Já a proteção aos joelhos do motorista e do passageiro foram boas.

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Ainda segundo o Latin NCAP, as canelas do motorista tiveram proteção adequada e boa, e as do passageiro, boa. Já a área dos pés foi considerada estável e mostrou deformação insignificante, sendo boa. A estrutura do habitáculo foi considerada estável.

Já nos testes de impacto lateral, os os airbags laterais cumpriram seu papel e ofereceram boa proteção para cabeça, tórax, abdome e pelve. No impacto lateral de poste, os airbags laterais e de cortina ofereceram boa proteção à cabeça e à pelve, e proteção adequada ao abdome e ao tórax.

T-Cross
Foto | Latin NCAP/Divulgação

O sistema de controle de estabilidade (ESC) atendeu aos requisitos regulamentares do Latin NCAP. O modelo proporciona dois SBRs na fila de bancos dianteiros. A estrutura e os equipamentos de segurança são os responsáveis pelas cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto.

Passageiro infantil

Na proteção aos passageiros infantis, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos foi instalado voltado para frente usando ancoragens ISOFIX e Top Tether. Eles cumpriram seu papel e impediram o movimento para frente durante o impacto frontal oferecendo proteção de aceitável a boa.

Já o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás usando ancoragens ISOFIX. A proteção do pé de apoio e a proteção em geral foi boa no impacto frontal.

Em testes de impacto lateral, ambos os dummies receberam boa proteção. Todos os SRIs usados para a instalação conseguiram ser instalados corretamente.

De acordo com o instituto, a sinalização e as instruções do veículo em relação ao uso do SRI e do ISOFIX estão de acordo com as exigências do Latin NCAP. O T-Cross permite desativar manualmente o airbag do passageiro. O modelo oferece cintos de segurança de três pontos em todas as posições como padrão e todos eles cumprem as normas técnicas internacionais. O modelo conta com ancoragens ISOFIX com top tether nas duas posições laterais traseiras como padrão.

Yaris Sedan
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Yaris

Lançado em 2018, o Toyota Yaris conquistou quatro estrelas das cinco possíveis nos testes do Latin NCAP na proteção aos passageiros adulto e infantil. No impacto frontal, a proteção fornecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção ao peito do motorista foi dentro dos limites aceitáveis, para o passageiro dianteiro foi boa graças aos sistemas de retenção. Segundo o Latin NCAP, os joelhos do motorista e do passageiro da frente receberam proteção dentro os limites aceitos e adequada, já que podem causar impacto contra estruturas perigosas atrás do painel.

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As canelas do motorista e as do passageiro receberam proteção boa e adequada. Já a área dos pés foi considerada instável, uma vez que há risco de intrusão. A estrutura do habitáculo foi considerada estável.

Nos testes de impacto, o Yaris forneceu boa proteção para a cabeça e pelve. Porém, o abdome e o tórax receberam apenas proteção adequada.

Yaris
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Já o controle de estabilidade (ESC) atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP. O modelo conta com dois SBRs frontais.

Infantil

No Yaris, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) da criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás, utilizando ancoragens ISOFIX e pé de apoio. A proteção foi ideal para a cabeça e o tórax durante o impacto frontal. Usando as ancoragens ISOFIX e pé de apoio, o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás fornecendo boa proteção em impacto frontal.

Em testes de impacto lateral, ambos os dummies criança receberam boa proteção durante o impacto lateral. Porém, um SRI avaliado falhou parcialmente na instalação, de acordo com análise do Latin NCAP. O Yaris fica devendo dispositivo para desconectar o airbag do passageiro no caso de carregar um SRI olhando para trás no banco da frente.

A sinalização de cuidado ao instalar um SRI voltado para trás no banco da frente, com airbag ativado, atende aos requisitos do Latin NCAP. O modelo conta com ancoragens ISOFIX nas duas posições traseiras externas. Entretanto, a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP. O modelo oferece cintos de segurança de três pontos em todas as posições como equipamento padrão e todos cumprem as normas biomecânicas internacionais.

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