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O instituto Latin NCAP divulgou novos resultados de seus testes de impacto. Nesta nova rodada foram avaliados os Toyotas RAV4 e Hilux, Mitsubishi Montero Sport, Hyundai Creta, Volkswagen Fox  e Nissan´s March e Versa.

Mitsubishi Montero Sport, Toyota Rav4 e Toyota Hilux atingiram as cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e bons resultados para a proteção infantil. Já o Hyundai Creta, VW Fox, Nissan Versa e o Nissan March ganharam quatro estrelas para o ocupante adulto e resultados díspares para a proteção do ocupante infantil.

O Volkswagen Fox produzido no Brasil conseguiu as quatro estrelas em relação à proteção do ocupante adulto, mas fez feio na proteção infantil conseguindo apenas duas estrelas. Segundo o instituto o modelo conta com boa proteção para a cabeça de ambos os passageiros dianteiro e proporciona boa proteção para o peito do acompanhante e proteção marginal para o peito do motorista. Segundo o Latin NCAP a falta de ancoragens ISOFIX  e a ausência de cinto de três pontos para todos os ocupantes contribuíram para a nota ruim do compacto.

O Nissan March também produzido no Brasil alcançou quatro estrelas  no quesito proteção do ocupante adulto e apenas uma estrela para o ocupante infantil. O hatch de origem japonesa vem equipado com duplo airbags e pretensores. De acordo com o Latin NCAP as cabeças dos ocupantes adultos receberam boa proteção e os peitos receberam proteção marginal adequada. A nota ruim na proteção infantil se deve pela falta de cintos de três pontos em todas as posições, à falta de possibilidade de desconectar o airbag do acompanhante, à má sinalização de advertência de quando se coloca um sistema de retenção infantil voltado para trás e à falta de ancoragens ISOFIX.

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Em relação aos testes do March realizado em 2011, o Latin NCAP tinha ressaltado a estrutura instável do March em comparação com a versão europeia chamada Micra, testada pelo Euro NCAP em 2010. Já para o modelo produzido no Brasil o instituto destaca que a  marca fez melhorias no hatch. A Nissan aperfeiçoou as estruturas do March e Versa e seu equipamento de segurança, bem como seu desempenho. Ambos os modelos foram testados pelo Latin NCAP.

Assim como o March o Versa também passou a ser fabricado no Brasil. O sedã conseguiu quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante infantil. O sedã vem equipado de fábrica em todas as versões com duplo airbags e pretensores. As cabeças foram bem protegidas pelos airbags e os peitos receberam proteção adequada. Já a baixa pontuação infantil ficou por conta da falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, à má sinalização de advertência, além de não contar com a possibilidade de desconectar o airbag do acompanhante quando se instala um SRI voltado para trás, e à falta de ancoragens ISOFIX.

A recém-lançada Toyota Hilux produzida na Argentina, atingiu as cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e cinco estrelas para o ocupante infantil. A estrutura do veículo é forte e os três airbags como equipamento básico, junto com os cintos de segurança, oferecem boa proteção no impacto frontal. A picape também proporciona boa proteção no impacto lateral. A Hilux conta em seu equipamento básico com três airbags frontais (cabeça e peito do motorista, joelhos do motorista e cabeça e peito do acompanhante), freios ABS em quatro canais, lembrete de cinto de segurança para ambos os passageiros dianteiros.

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De acordo com o Latin NCAP o bom resultado obtido para a proteção infantil se deve aos cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX, possibilidade de desconexão do airbag do acompanhante, e boa sinalização para os consumidores.

O Toyota RAV4, fabricado no Japão, conseguiu as cinco estrelas no tocante à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção infantil. A estrutura do veículo é forte e os três airbags e cintos de segurança protegem bem os ocupantes no impacto frontal. O carro oferece boa proteção no impacto lateral. A Rav4 conta com três airbags frontais (cabeça e peito do motorista, joelhos do motorista e a cabeça e peito do acompanhante), freios ABS em quatro canais e lembrete de cinto de segurança para passageiros da frente, como padrão em todas suas versões.

A Hilux e Rav 4 são os primeiros modelos testados pelo Latin NCAP a utilizar a nova geração de SRI, chamada i-Size, que mostram importantes benefícios para a proteção de ambas ocupantes crianças.