[Latin NCAP] Novo HB20 2020 fica devendo em segurança

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Chamado de nova geração, Hyundai HB20 2020 leva apenas quatro estrelas na proteção aos adultos e três na proteção aos passageiros infantis. Teste de batida em poste não foi realizado
HB20
Foto | Latin NCAP/Divulgação

O Hyundai HB20 2020 decepciona nos testes de impacto do Latin NCAP e conquistou apenas quatro estrelas na proteção aos adultos e três para o passageiros infantis. Renovado, o compacto coreano ficou devendo mais itens de segurança de série como airbags laterais.

Adultos (4 estrelas)

Na simulação de impacto frontal, a proteção oferecida para a cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foi boa. O peito do motorista recebeu proteção mediana e o do passageiro, adequada.

Já os joelhos do motorista e um dos joelhos do passageiro receberam proteção ruim, uma vez que eles podem impactar com áreas de risco atrás do painel; o outro joelho do passageiro mostrou boa proteção.

HB20
Foto | Latin NCAP/Divulgação

As tíbias do motorista e do passageiro apresentaram proteção adequada. A área dos pés foi considerada estável. No geral, a estrutura do habitáculo foi constatada como estável, sendo capaz de suportar cargas maiores.

Em impacto lateral, a proteção oferecida para a cabeça e a pelve foi boa, a proteção para o abdome é adequada e a proteção para o tórax é fraca.

Como o HB20 2020não tem proteção de cabeça para impacto lateral como item de série, o teste de batida em poste não foi realizado.

Estabilidade

Mesmo não sendo um item padrão na linha HB20 2020, o controle de estabilidade (ESC) estava presente na unidade avaliada e atendeu aos requisitos do Latin NCAP.

HB20 2020
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Crianças (três estrelas)

Nos testes do Latin NCAP, o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos foi instalado olhando para trás usando ancoragens ISOFIX e top tether, e mal conseguiu evitar o deslocamento excessivo da cabeça de acordo com os testes do instituto.

A proteção ao pescoço se mostrou pobre e para o peito foi baixa durante o impacto frontal. De acordo com relatório do Latin NCAP, o sistema de retenção do SRI falhou porque o encosto se soltou devido à carga do top tether.

Já o dummy de um ano e meio foi instalado voltado para trás, usando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, oferecendo boa proteção para a cabeça, pescoço e peito.

HB20
Foto | Latin NCAP/Divulgação

Nas simulações de impacto lateral os dois dummies receberam boa proteção. Quase todos os SRIs avaliados para a instalação foram aprovados. A sinalização e as instruções do veículo em relação ao uso de SRI estão em conformidade com os requisitos do Latin NCAP. Enquanto, a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP. A sinalização das instruções do top tether também não está em conformidade com os requisitos do Latin NCAP, pois está localizada em um tapete removível atrás do encosto.

O Hyundai HB20 ainda fica devendo um dispositivo para desconectar o airbag do passageiro.

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