InícioMarcasChevroletLatin NCAP joga Peugeot 208, Fiat Palio e Chevrolet Onix contra o...

Latin NCAP joga Peugeot 208, Fiat Palio e Chevrolet Onix contra o muro

- publicidade -
- publicidade -

853ee113d8828a[4]

Em sua quinta rodada de testes, o Latin NCAP – órgão independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina – levou quatro modelos ao seu obstáculo fixo: Chevrolet Onix, Peugeot 208, Fiat Palio e o velho Chevrolet Spark, que não é vendido no Brasil mas serviu de “inspiração” parao Chery QQ. Desta vez nenhum conseguiu obter classificação máxima de cinco estrelas – algo alcançado apenas por Up! e EcoSport, considerando os nacionais.

Quem mais perto chegou da pontuação máxima foi o Peugeot 208, que obteve quatro estrelas para a proteção de passageiros adultos e três para crianças. Sua estrutura foi classificada como estável, mas o órgão teceu suas críticas sobre os equipamentos de segurança presentes na versão básica. A questão é que na Europa a versão básica o modelo vai além dos airbags dianteiros e freios ABS, dispondo também de controle de estabilidade, airbags laterais, ISOFIX e interruptor de desativação do airbag do passageiro. Se com eles, o Latin NCAP avalia que o modelo fabricado em Porto Real (RJ) teria recebido cinco estrelas.

853ee11d314152[3]

O novo Fiat Palio conseguiu três estrelas em relação à proteção de adultos e duas estrelas para os passageiros infantis. Versão sem airbags do modelo também foi avaliada, mesmo que não esteja em produção desde maio e não seja vendida no Brasil há cerca de dois anos, e obteve zero estrelas. O Latin NCAP parabenizou a FIAT por ter colocado os airbags, um avanço notável em relação a geração anterior, mas sugere a adoção de ancoragens ISOFIX e cintos de três pontos em todas as posições.

853ee117b21424[3]

Por fim, o Chevrolet Onix conseguiu três estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista. A falta de ISOFIX e de cintos de três pontos em todas as posições, bem como o desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) pesaram contra na segurança para os pequenos e, sendo o Onix um carro novo, baseado em uma plataforma moderna, o fato de ele ter atingido apenas três estrelas é “pouco impressionante” na avaliação do órgão.

O velho Chevrolet Spark, vendido no Chile ainda sem airbags obteve zero estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança.

853f3485fbf9f9_6[3]

Fotos | LatinCap/Divulgação

 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

45 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -