landroverrioO Grupo Jaguar/Land Rover confirmou que a cidade de Itatiaia no Rio de Janeiro será a sede de sua fábrica nacional. Serão investidos R$ 750 milhões no projeto  e a unidade terá capacidade para produzir 24 mil veículos por ano. A previsão é que os primeiros modelos saiam das linhas de produção em 2016. O projeto irá criar, inicialmente, cerca de 400 empregos diretos e diversos outros indiretos, dentro da rede de fornecedores.

A solenidade de assinatura do memorando de intenções teve presença do Diretor Global de Estratégia e Desenvolvimento da Jaguar Land Rover Phil Hodkinson, pelo presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, Flavio Padovan e pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O início das obras começará em meados de 2014 e a expectativa da Jaguar/Land Rover é que a produção se inicie em 2016, em conformidade com a etapa final do programa Inovar-auto, implementado pelo Governo Federal.

A marca não confirma quais modelo serão produzidos na unidade, mas, especula-se que o Evoque e o Freelander sejam candidatos, além de um modelo ainda inédito.

Foto | Carlos Magno/Land Rover/Divulgação