De acordo com o site Inside Line, o fabricante russo Lada planeja implementar uma fábrica no Uruguai para montar o Niva 4×4. O jipe seria exportado para vários países Sul-Americanos, inclusive o Brasil. As informações são atribuídas a Artem Fedosov, vice-presidente de marketing e vendas da Avto VAZ, detentora da marca. Números relacionados aos volumes de produção e aos investimentos financeiros não foram revelados.

A unidade uruguaia faz parte de um plano de expansão da Lada no mercado mundial. A estratégia inclui também a montagem, em regime CKD (Completely Knocked-Down), de automóveis no Egito, a partir de julho próximo. No mesmo mês, a marca pretente aumentar a participação nos países do Leste Europeu, com os modelos Kalina e Priora. Em outubro, o velho continente receberá a nova geração do Niva 4×4.

A Lada comercializou seus veículos no Brasil entre os anos de 1990 e 1995. Devido aos baixos preços e à então recente abertura das importações, os carros russos chegaram a fazer sucesso. Contudo, problemas relacionados à tropicalização e ao fornecimento de peças de reposição resultaram em sérios revezes para a marca, que encerrou as operações no país. O jipe Niva acabou sendo o modelo mais apreciado pelo público local, graças à mecânica simples e à valentia em trilhas e estradas de terra.

Foto | Lada/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!